A General Motors do Brasil (GM), em parceria com o Parque Tecnológico de Santo André, lançou o seu quarto desafio de inovação aberta, iniciativa que busca aproximar empresas, universidades e startups para o desenvolvimento de soluções nas empresas.
Com o tema “IA e Tecnologias Promotoras de Segurança Operacional Aplicadas em Veículos Industriais e Intralogística”, o novo desafio propõe a criação de soluções disruptivas que ampliem a segurança em ambientes produtivos, envolvendo tecnologias como Inteligência Artificial (IA), sensoriamento inteligente e visão computacional aplicados a veículos industriais, como empilhadeiras e rebocadores.
O objetivo é prevenir riscos em tempo real, proteger vidas e fortalecer a cultura de segurança da GM. As propostas deverão contribuir para a antecipação e mitigação de acidentes envolvendo veículos industriais; monitoramento inteligente de zonas de risco; aumento da percepção situacional em áreas produtivas; e Integração com sistemas existentes de gestão de segurança.
“O mais novo desafio da GM demonstra como a integração entre poder público, iniciativa privada e universidades pode gerar soluções de impacto real para o setor industrial. Essa parceria reforça o papel do Parque Tecnológico como um catalisador de inovação e desenvolvimento econômico para Santo André e toda a região”, destaca o prefeito Gilvan Ferreira.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, a iniciativa evidencia o amadurecimento do ecossistema de inovação andreense.
“O Parque Tecnológico foi criado com o propósito de impulsionar a inovação na cidade. Ao longo desses anos, temos visto empresas globais, como a GM, apostarem no potencial dos empreendedores, pesquisadores e estudantes que temos na região. Este novo desafio é mais um exemplo que reafirma a vocação de Santo André como um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico”, diz Banzato.
As inscrições para o desafio já estão abertas e podem ser realizadas pelo link http://acesse.santoandre.br/GMChallenge4. Universidades, startups e empreendedores interessados podem inscrever propostas de acordo com as oportunidades apresentadas no formulário até 30 de setembro. Mais informações também podem ser consultadas por meio do site http://acesse.santoandre.br/DesafioGM-IV.
O Parque Tecnológico de Santo André é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego do município desde sua criação, em 2019. Até o momento, 44 empresas da cidade e da região do ABC já cadastraram desafios de Inovação Aberta em seu programa. Com base nestes desafios, foram apresentadas 38 respostas inovadoras, de startups e universidades, que geraram os projetos apresentados às agências de fomento e permitiram a captação de cerca de R$ 29 milhões para o desenvolvimento das soluções apresentadas.
__________
Fonte: PMSA | Texto: Renan Muniz/PMSA
Foto: Eduardo Merlino/PSA