Nesta quarta-feira (01/02) o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC recebeu, na sede da entidade regional, o diretor de relações institucionais e governamentais da General Motors (GM), Adriano Barros. A reunião teve como pauta central assuntos do setor automotivo e o futuro da Indústria.
Em um debate sobre o país, os programas que estão ocorrendo a nível federal, como o Rota 2030, estiveram na pauta da reunião. Foram discutidos também os próximos passos referentes a regulação de emissões e o percurso da eletrificação do país, bem como temas inseridos no debate sobre política industrial e formas de organizar o conceito de ESG, que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.
Com foco no Grande ABC, os presentes dialogaram sobre os planos da GM em São Caetano do Sul. Nesse sentido, o diretor informou sobre o plano de produção para a planta, que segue com a fabricação dos modelos Spin, Tracker e Nova Montana.
Sobre o futuro da região, a posição da empresa é pela continuidade dos diálogos em conjunto, debatendo e planejando os próximos passos no setor como um todo no ABC. Para isso, o diretor se colocou à disposição para participar da discussão do Pacto Regional pela Indústria.
Adriano Barros, que também é vice-presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), enfatizou o objetivo de tornar o país mais atrativo e gerar convergência entre as ações.
“Todos temos o mesmo objetivo, que é tornar o país cada vez mais atrativo para a pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos produtivos, produção e exportação de veículos. Temos grande convergência de pautas e o alinhamento frequente, amplo e transparente será fundamental para fortalecer a indústria local e potencializar os projetos de ESG”, afirmou Adriano.
Para o presidente da Agência, a intensificação do diálogo com a empresa abre novas portas e possibilidades.
“Além do diálogo que temos realizado com o setor público, é importante também ouvirmos o setor produtivo. Entender as necessidades, planejar ações e poder contar com a GM no debate sobre o futuro da região é muito importante, principalmente na formulação do Pacto Regional, que trará novos rumos para o ABC”, comentou Aroaldo.
Entre os direcionamentos, está também a busca pela criação de convergência entre as montadoras e trabalhadores para o próximo período. Os debates serão levados para a IndustriALL-Brasil, entidade sindical presidida por Aroaldo da Silva.
Futuro da Indústria e Pacto Regional
No dia 18 de maio de 2022, a Agência realizou o evento intitulado “Futuro da Indústria do ABC”, que ocorreu na USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. A discussão deu início à formalização do Fórum da Indústria do ABC, iniciativa que reuniu diversas reuniões com diferentes atores envolvidos, bem como o Governo do Estado de SP, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Prefeituras, Legislativos, Universidades e diversas outras instituições na formulação de um Pacto Regional pela Indústria.
Neste ano, a Agência seguirá no debate do futuro do setor na região, através do Fórum, que é permanente, nas discussões com as diferentes áreas através dos Encontros Setoriais, bem como na continuidade do debate visando o lançamento do Pacto.
________________
Fonte: Agência GABC