O Governo de São Paulo, em parceria com a Defesa Civil, Secretaria de Transportes Metropolitanos, Secretaria de Parcerias e Investimentos, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, realizou nesta sexta-feira (17) uma ação de conscientização sobre os riscos das chuvas de verão. Desde as 7h, agentes da Defesa Civil estadual e municipal estiveram na estação Pinheiros, orientando os passageiros e distribuindo panfletos educativos.
A ação aconteceu na interligação entre a Linha 4-Amarela e a Linha 9-Esmeralda, locais movimentados operados pela ViaQuatro e ViaMobilidade. Os folhetos trazem informações práticas sobre prevenção contra alagamentos, quedas de árvores, granizo e raios, além de dicas de como agir durante os temporais.
Nos trens das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, assim como nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, foi exibido um vídeo educativo reforçando os cuidados necessários em períodos de chuva intensa.
“Estamos realizando uma grande ação de conscientização sobre os riscos da chuva nas estações do transporte metropolitano. Hoje, estamos na estação Pinheiros e continuaremos em outras estações durante o verão. Precisamos orientar a população sobre os riscos das chuvas. Prevenção é nossa prioridade máxima”, declarou a capitã PM Lidiara Lennarduzzi, diretora da Divisão de Preparação da Defesa Civil.
SP Alerta Operação Chuvas
Desde 1º de dezembro, a Defesa Civil opera o SP Alerta Operação Chuvas, um programa voltado ao monitoramento, emissão de alertas e ações de contingência durante o verão. Os agentes permanecem em prontidão, desenvolvendo atividades preventivas e de conscientização contra alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvores, raios e granizo.
Na última semana, o município de Peruíbe registrou chuvas intensas, com volume esperado para o mês de janeiro em apenas um dia. Apesar dos alagamentos, não houve mortes.
“A SP Sempre Alerta é uma campanha que leva orientação por meio da informação. Sabemos que a informação, quando disseminada corretamente para o cidadão, salva vidas. Apesar da quantidade de áreas alagadas em Peruíbe, não tivemos nenhuma morte”, afirmou o coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador Estadual de Defesa Civil.
A campanha também está presente nos canais oficiais do Governo de SP e nas redes sociais da Defesa Civil, por meio do perfil @defesacivilsp. Para receber alertas de emergência, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199.