De janeiro de 2023 a setembro de 2025, foram contempladas 3.194 unidades escolares em 548 municípios. As reformas foram feitas nas quadras esportivas, cozinhas, refeitórios e salas de aulas, telhados e fachadas, além das adequações de acessibilidade e climatização das edificações escolares. Os serviços ainda impulsionaram o mercado de trabalho com a criação de 34 mil empregos.
Na rede estadual de ensino, o acompanhamento das obras é de responsabilidade da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Para o presidente da Fundação, Fabricio Moura Moreira, o aumento indica o propósito em deixar as unidades aptas para os alunos da rede. “A gente está fazendo todos esses investimentos nas unidades escolares que mais precisam da nossa atenção. Depois disso a gente faz um acompanhamento muito de perto de todas essas obras para garantir que as obras não só sejam entregues no prazo combinado, mas com a qualidade esperada pelos nossos estudantes e por toda nossa comunidade escolar”.
>>mais notícias: Educação
Mais vagas em creches
Nesta gestão já foram entregues 63 unidades do Programa Creche Escola, com orçamento de R$ 153,2 milhões (obra e mobiliário). Os espaços disponibilizaram 8,1 mil vagas para crianças de zero a cinco anos de idade. As creches são fruto de parceria entre a Seduc-SP e as prefeituras.
Agora, a auxiliar de produção Micheli dos Santos Coelho pode trabalhar tranquila sabendo que os dois filhos estão bem acolhidos e perto de casa. Arthur Gabriel Coelho de Campos (3 anos) e Maite Coelho de Campos (1 ano 7 meses) são alunos da nova Creche Eliane Lunardelli Elias Pereira, em Valparaíso, que foi inaugurada em setembro na Caravana 3D.
“Saber que eles estão ali, bem cuidados, faz toda a diferença na vida da gente, porque só a gente que trabalha e tem que levar as crianças para a escola sabe como é. Então, assim, faz toda a diferença na vida dos meus filhos ter um lugar aconchegante para ficar”, ressalta. Micheli conta ainda que ficou encantada com a estrutura do espaço.
A pequena Maria Julia Sanches Luchez (3 anos) também começou a estudar este ano na CEI Professora Ivana Gimenez Macedo, em Canitar, inaugurada em agosto. A mãe Elisangela Aparecida Sanches de Oliveira conta que o espaço é lindo e os colaboradores fazem a alegria das crianças.
“Minha filha adora ir para a creche que nós chamamos de escolinha. Lá, ela aprende muito. O espaço traz um grande conforto para todos nós, os pais, por termos que deixar nossos pequenos com terceiros para poder trabalhar com mais tranquilidade. Só quero agradecer ao governo e a todos que tiveram essa grande participação. Espero que olhem também para outros municípios que precisam dessa grande bênção. Obrigada”.
Para viabilizar a construção de novas creches, os municípios podem aderir ao Programa Ação Educacional Estado Município Educação Infantil (PAEM) ou ao Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (PAINSP). No primeiro caso, Seduc, FDE e prefeituras firmam um termo de convênio, por meio do qual toda a execução do edifício escolar padrão FDE é de responsabilidade da fundação. Já no PAINSP, é firmado um termo de compromisso entre a Seduc-SP e os municípios, cabendo às prefeituras a contratação e a execução das obras e à FDE a realização de vistorias e acompanhamento da obra.
__________
Fonte: Agência SP