O Governo do Estado de São Paulo anunciou a criação do Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (CePRAM), por meio de decreto oficial. A iniciativa integra tecnologia e modernização com o objetivo de proteger vidas, utilizando dados de radares e equipamentos meteorológicos disponíveis. Sob a gestão da Defesa Civil Estadual, o CePRAM contará com especialistas como meteorologistas, hidrólogos e geólogos para potencializar as operações.
Atualmente, São Paulo possui sete radares meteorológicos, incluindo dois adquiridos recentemente: o radar de Ilhabela, que recebeu um investimento de R$ 10 milhões, e o de Campinas, adquirido por R$ 4 milhões. Desses radares, um é administrado pela SP Águas, dois pela USP, três pela Unesp e um pela Unicamp.
Com a criação do CePRAM, os dados gerados pelos radares serão centralizados em um único sistema, proporcionando cobertura meteorológica de todo o estado paulista. Essa integração visa melhorar a previsão de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, vendavais e quedas de granizo, e facilitar a emissão de alertas mais precisos à população.
Além disso, o novo Centro será integrado ao Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), ampliando sua capacidade técnica com o apoio de institutos paulistas e profissionais especializados. Essa estrutura moderna permitirá a emissão de boletins meteorológicos detalhados e a coordenação eficiente de respostas rápidas em situações de emergência.
O coronel PM Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil, destacou a importância do projeto:
“Temos planejado e trabalhado por essa integração desde o início da gestão do governador Tarcísio de Freitas. Esse foi um pedido direto dele. A integração entre a Defesa Civil e as Secretarias tem permitido o trabalho em equipe, como por exemplo, quando instituímos o Gabinete de Crise. Essa união gera resultados positivos em termos de prevenção e resposta às mudanças climáticas. Agora, teremos um Centro moderno, que servirá de referência para outros estados e nos permitirá prestar um serviço com mais qualidade para o povo paulista.”
_______
*Com informações: Agência SP