Nesta segunda-feira, 13 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) iniciou a transferência de famílias vítimas dos deslizamentos da Vila do Sahy para um Conjunto Habitacional em Bertioga. As equipes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estão conduzindo a operação de transferência.
O primeiro grupo de dez famílias já está se deslocando para os apartamentos, que estão a 46 quilômetros de distância. Eles ficarão lá por oito meses enquanto a SDUH trabalha na construção de unidades permanentes em São Sebastião, conforme planejamento do Governo do Estado de São Paulo.
A CDHU está fornecendo caminhões para retirar os pertences das famílias das casas atingidas ou condenadas pela Defesa Civil devido aos deslizamentos. Todos os pertences recuperáveis, juntamente com roupas, utensílios pessoais e doações que já estão no Ginásio do Instituto Verdescola, serão transportados nos caminhões.
As famílias seguirão em ônibus fretados do Ginásio do Instituto Verde Escola, pousadas e hotéis da região onde estavam abrigadas desde o dia dos deslizamentos.
O Conjunto Caminho das Flores, em Bertioga, oferece 300 unidades cedidas em convênio com a entidade Frente Paulista de Habitação Popular do Estado de São Paulo. As vítimas das chuvas que atingiram o Litoral Norte, principalmente São Sebastião, serão beneficiadas com as unidades durante o período de oito meses. Cada unidade tem 43,23 m² de área útil, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de melhorias como piso cerâmico, azulejo no banheiro e na cozinha e sistema individualizado de consumo de água, gás e eletricidade.
A medida é emergencial e deve beneficiar aproximadamente 1.200 pessoas. Após o período de oito meses, a CDHU entregará as moradias à entidade nas mesmas condições em que foram recebidas.