
O Grand Plaza mostra que pequenas mudanças no dia a dia podem fazer a diferença para a população do ABC Paulista. O empreendimento conta com ações técnicas de recursos hídricos para detecção, reparo de vazamentos e trocou, em 2014, os equipamentos convencionais por economizadores de água. Com essas ações, já economizou 30% do seu consumo com a reutilização da água, sendo quase 73 milhões de litros reaproveitados somente em 2022 em descargas sanitárias, irrigação e torres de resfriamento. A intervenção preserva a quantidade de água potável, que é usada exclusivamente para fins nobres e que exijam a potabilidade, reduzindo o volume de esgoto descartado na rede pública.
“Em compromisso com a sociedade do ABC, há 14 anos incluímos mudanças em nossa rotina, reforçando a importância de implementar práticas sustentáveis no Grand Plaza, ainda mais por ser o maior centro de experiência da região. Nosso principal objetivo é fazer a diferença no meio ambiente e propor iniciativas que resultem em um planeta melhor por meio de práticas de responsabilidade socioambiental”, diz Caroline Alves, gerente de Marketing do Grand Plaza.
Outra ação do empreendimento é a coleta seletiva de papéis, plásticos, metais e vidros, que permitiu impacto social de mais de R$ 160 mil para coletores responsáveis pelo direcionamento dos descartáveis. Com a atividade, o Grand Plaza já redirecionou mais de 612 mil quilos de rejeito que seriam enviados ao aterro sanitário, com aproveitamento de 99% dos resíduos recicláveis, evitando também contaminação do lençol freático. Todo resíduo sólido é destinado ao Programa de Gestão de Resíduos Carbono Neutro, promovendo impacto socioambiental positivo através da economia circular.
Sobre o Grand Plaza
Inaugurado em 1997 e administrado pela SYN, o Grand Plaza tem mais de 300 lojas dos mais variados segmentos, incluindo gastronomia, lazer, tecnologia, moda e esportes. Localizado na Avenida Industrial, 600, bairro Jardim, em Santo André, é o principal centro de experiências da região do ABC e o primeiro a oferecer um marketplace personalizado, o On Stores, em que o cliente faz as suas compras pela internet e escolhe entre receber a mercadoria em casa ou retirar nas lojas.
______________
Fonte: Mariana Buccieri