Durante o encontro regional promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC para debater a política industrial implementada pelo governo federal, a Nova Indústria Brasil (NIB), representantes de empresas do setor químico da região defenderam a institucionalização do Polo Petroquímico do Grande ABC como prioridade para a sustentabilidade e expansão da cadeia química no território. A agenda ocorreu na última segunda-feira (14/07).
Além de alinhar estratégias e apresentar o posicionamento das sete cidades frente à política de reindustrialização com a entrega da pauta regional unificada, a atividade contou com a entrega de pautas setoriais ao secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento (MDIC), Uallace Moreira Lima. Entre elas, a do setor químico.
Pioneiro no país, o Polo Petroquímico do ABC — que compreende áreas de Santo André, Mauá e da zona leste da capital — reúne diversas, incluindo gigantes como Petrobras, Braskem, Oxiteno, Cabot e White Martins. Juntas, essas empresas geram mais de 10 mil empregos e produzem insumos essenciais para segmentos como farmacêutico, cosmético, alimentos e defensivos agrícolas.
Representantes do Comitê de Governança do Polo Petroquímico — instrumento presidido pela Agência e que reúne setor público, privado e comunidade — alertaram para ameaças à continuidade do complexo, em razão do crescimento desordenado do entorno e da ausência de instrumentos federais que assegurem seu funcionamento.
Apesar de avanços locais, como os decretos municipais de Santo André e Mauá que reconhecem os limites geográficos do Polo e instituem um Comitê de Governança, o setor defende que apenas um marco jurídico federal poderá garantir segurança jurídica e planejamento de longo prazo.
“Discutir política industrial é pensar as demandas da população, da sustentabilidade e também da indústria que gera empregos e inovação. Por isso, temos que dialogar sobre a importância de institucionalizar o Polo Petroquímico na nossa região”, afirmou o presidente da Agência, Aroaldo Silva.
____________
Fonte: Agência ABC
Foto: Adonis Guerra