A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) firmaram, nesta quarta-feira (21/01), um acordo de cooperação para fortalecer o projeto “Grande ABC para o Mundo”. A iniciativa da Agência de Desenvolvimento passa a contar com o apoio das entidades e visa promover a inserção internacional das empresas da região, além de ampliar ações conjuntas voltadas à inovação, à competitividade e à sustentabilidade econômica.
O projeto “Grande ABC para o Mundo” busca ampliar a presença internacional do setor produtivo regional, diversificar mercados e consolidar a região como polo econômico e tecnológico de referência nacional e internacional. A iniciativa já foi apresentada ao Comitê Regional de Monitoramento do Tarifaço e segue sendo construída com a participação de diversos atores do desenvolvimento regional.
A ação deve contar com o apoio de diversas instituições, representações de países e empresas, envolvendo iniciativas de inteligência comercial, capacitação empresarial e missões internacionais, conectando empresas locais a novos mercados e oportunidades. A expectativa é que o projeto seja lançado oficialmente nos próximos meses.
Além do projeto de internacionalização, a cooperação com o Consórcio ABC permitirá a articulação entre diferentes temas de interesse comum dos municípios da região e da Frente Nacional de Prefeitos.
Para o presidente da Agência e secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva, a iniciativa pode fortalecer a base produtiva regional e enfrentar desafios como os impostos pelo “tarifaço”.
“O Grande ABC tem capacidade e experiência industrial para competir globalmente. O ‘ABC para o Mundo’ é uma estratégia que conecta governos, empresas e instituições de fomento para gerar oportunidades e fortalecer nossa base produtiva. Nosso objetivo é ampliar o acesso das empresas da região a novos mercados, enfrentando desafios como os gerados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos, que impactaram fortemente a nossa indústria”, afirmou Silva.
Para o secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre, a região deve ser referência no diálogo sobre exportação.
“Para a pauta da exportação, é de grande relevância que o ABC seja uma referência, e essa discussão vem em um momento oportuno. Os últimos acontecimentos, como o tarifaço, mostraram que precisamos avançar ainda mais na cooperação e no diálogo internacional”, comentou Perre.
A cooperação representa um modelo de articulação entre municípios e de incentivo a políticas públicas voltadas à internacionalização e ao desenvolvimento econômico regional, integrando os setores público, privado e acadêmico em torno da inserção do Grande ABC na economia global.
________
Fonte: ADGABC | Texto: Lucas Rogério
