Prevenir é o melhor remédio. Essa máxima se aplica na rotina de diferentes grupos que são formados nas 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo. São grupos com temáticas e atividades diversas, para todas as idades, sempre com foco na promoção da saúde, qualidade de vida, divulgação de informações e socialização dos participantes.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
“A atenção básica tem um papel importante na prevenção, na promoção de saúde, nos acompanhamentos de baixa complexidade. Esses grupos, além de beneficiar diretamente as pessoas que participam deles, aproximam a população do serviço, incentivando que eles ocupem esse espaço, e o resultado é uma cidade cada vez mais saudável”, afirmou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr Jean Gorinchteyn.
Na UBS Rudge Ramos, duas vezes por semana, cerca de 30 pessoas a partir dos 60 anos participam do Grupo Funcional na 3ª Idade. O grupo é destinado para quem apresenta dificuldades para realizar atividades cotidianas, como sentar e levantar, caminhar, abaixar-se, ou que convivem com dores crônicas. Também são acolhidas pessoas que utilizam dispositivos de apoio para locomoção (como andadores ou bengalas), apresentam desequilíbrios frequentes (histórico de quedas), fragilidade física ou dificuldades cognitivas.
“As atividades priorizam o fortalecimento muscular, o equilíbrio e a flexibilidade. Durante as práticas também são incluídos exercícios voltados à estimulação da memória e da cognição, promovendo um cuidado integral e funcional para a melhoria da qualidade de vida”, explicou Emerson Azevedo, profissional de educação física na saúde, que conduz o grupo.
Participando da atividade há seis meses, Shirley Vaccari, de 86 anos, começou a participar por indicação do médico que a acompanha na UBS. Os resultados positivos já são sentidos na prática. “Tinha muitas cãibras no pescoço e hoje não tenho mais. Também senti melhora nas dores da coluna, um bem-estar geral”, afirmou. Participando do grupo há dois anos, Ivani Rodrigues Quinteiro, 84, também passou a lidar melhor com as dores da bursite, inflamação que afeta as articulações. “Melhorou bastante, a mobilidade, as dores, também tem a interação com a turma, me dou bem com todo mundo”, completou. O filho de Ivani, Norivaldo Gomes Rodrigues, 62, também participa. “Melhorou bastante meu problema de coluna”, contou.
PARTICIPAÇÃO – Os grupos estão sempre com inscrições abertas e em cada uma das unidades são realizadas diferentes atividades. Informações sobre cada um deles podem ser obtidas pessoalmente ou pelo telefone. Os endereços e contatos de todas as UBSs de São Bernardo estão disponíveis no link https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/ .
_________
Fonte: PMSBCC | Texto: Aline Melo/PMSBC
Foto: Brenner Oliveira/PMSBC