Às 13h08 (horário de Brasília), a fumaça branca apareceu na chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso e elegeram o novo Papa. A decisão encerra o processo iniciado após a morte do Papa Francisco, ocorrida em 21 de abril.
O sinal visual, esperado por milhares de fiéis na Praça de São Pedro, confirma que ao menos dois terços dos votos foram reunidos em torno de um único nome, conforme as normas da eleição papal.
O novo Pontífice será apresentado ao público nas próximas horas, quando aparecerá na sacada da Basílica de São Pedro, de onde fará sua primeira bênção oficial — o tradicional Urbi et Orbi (“à cidade e ao mundo”).
A identidade do eleito e o nome que adotará serão revelados pelo cardeal protodiácono, com a clássica proclamação: “Habemus Papam” (“Temos um Papa”).
Milhares de fiéis e turistas seguem acompanhando o desfecho na Praça de São Pedro, em um momento simbólico para os mais de 1,4 bilhão de católicos ao redor do mundo.
______
Com informações: Instagram/vaticannewsit