Pesquisa do Sebrae-SP destaca que os pequenos negócios do Estado de São Paulo estão de olho nas comemorações do Halloween. De acordo com o levantamento, cerca de 12,6 mil pequenos negócios devem se beneficiar com o aumento das vendas para a data. Desse total, 7,4 mil são micro e pequenas empresas (58,7%) e 5,2 mil são Microempreendedores Individuais (41,3%).
Para aproveitar as oportunidades, os empreendedores pretendem investir em ações para a comemoração do Halloween. Entre os itens em destaque estão a criação de promoções e kits (44%); preparação de divulgação temática do evento (41%); decoração temática do estabelecimento (38%); e aumentar o estoque para as demandas específicas dessa data (37%).
Para 94% dos empreendedores, a data tem um impacto positivo para o seu negócio. Neste grupo, 82% acreditam que as suas vendas irão aumentar nesse período, seguidos pelos que acreditam que a empresa receberá novos clientes (46%), além das empresas que irão lançar novos produtos (20%).
A pesquisa revela ainda alguns resultados obtidos por empreendedores que resolveram investir na data no ano passado. Dos 83% que se prepararam em 2024, 55% tiveram como resultado o aumento do faturamento, seguido pelo aumento do número de clientes (52%), movimentação das redes sociais da empresa (47%) e aumento e atração de novos clientes (45%).
Perfil do Empreendedor
A pesquisa elaborada pelo Sebrae-SP destaca também o perfil do empreendedor que pretende investir nas vendas de Halloween. A maioria são negócios liderados por mulheres (58%), na faixa etária de 30 a 39 anos (40%). O setor de serviços corresponde a 58% das empresas, seguido pelo comércio (38%) e indústria (4%). Dentre essas empresas, 62% possuem entre 1 e 6 anos de mercado.
Metodologia
A pesquisa “MPEs no Halloween 2025” foi elaborada com base em depoimentos de 1.034 MPEs que declararam que a comemoração do Halloween afetará o seu negócio entre 26 de agosto e 5 de setembro.
A amostra é proporcional ao universo de MPEs do estado de São Paulo, calculado a partir do DataSebrae, com base em dados da Receita Federal de agosto de 2025. Foram considerados empreendimentos com registro no CNPJ, finalidade de lucro e faturamento anual no limite da lei complementar 123/2006.
____
Fonte: UMC/Sebrae-SP
