O Hospital da Mulher de São Bernardo, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, foi palco da cerimônia de posse da nova Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da unidade. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e realizado no anfiteatro da instituição nesta sexta-feira (30/01), autenticou a posse de 11 membros efetivos, entre eles seis enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem, que atuarão no mandato de três anos. A Comissão de Ética de Enfermagem é formada por profissionais eleitos dentro da própria instituição de saúde e tem como principal função atuar como elo entre o Coren-SP e o hospital, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais da profissão, além de fortalecer a prática segura e responsável da enfermagem.
A cerimônia foi conduzida pelo conselheiro do Coren-SP, Kenny Paolo Ramponi, que, antes da posse de cada integrante, destacou a relevância da atuação da CEE como um braço do Conselho dentro da instituição. “Entendemos que o Hospital da Mulher zela pela qualidade da assistência, bem como pela segurança do paciente e dos profissionais de enfermagem, que lidam diariamente com o cuidado. Por isso, a comissão de ética é de suma importância para a instituição”, ressaltou Ramponi.
A posse da Comissão de Ética de Enfermagem representa um ato formal de compromisso com a atuação ética, pautada em funções educativas, consultivas e de orientação, sempre em acordo com o Código de Ética da Enfermagem. Recém-empossada presidente da Comissão e supervisora de enfermagem do Hospital da Mulher, Cristiane de Morais destacou o caráter educativo do grupo. “Existe um estigma de que a comissão de ética é punitiva, mas, pelo contrário, somos um grupo educativo. Nosso objetivo é orientar os profissionais sobre seus deveres e direitos, promovendo a ética, a disciplina e a segurança no exercício da profissão”, explicou.
Como forma de apoio às CEEs, o Coren-SP realizou a entrega de um kit contendo o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, material que reúne informações fundamentais, orientações e a legislação que rege a Enfermagem.
A diretora técnica do Hospital da Mulher de São Bernardo, Dra. Adlin Veduato, reforçou a importância do momento para a instituição. “A cerimônia de posse dos novos membros da comissão de ética de enfermagem representa mais segurança e qualidade no exercício profissional da enfermagem. O dia de hoje é muito importante para o nosso hospital”, concluiu.
_______
Fonte: Fundação do ABC

