O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini recebeu, nesta quarta (21/01) e quinta-feira (22/01), a visita técnica da comissão de implantação do Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS, em parceria com hospitais de renome nacional e internacional, que aplica a metodologia Lean para qualificar o atendimento em hospitais públicos e filantrópicos em todo o país. O acompanhamento no Nardini é realizado pelo Hospital Sírio-Libanês.
>>mais notícias: Mauá
Participaram da visita Giuliana Gomes, especialista em Projetos, e Cleber Maia, consultor médico, ambos do Sírio-Libanês. A ação marca o avanço do programa na unidade, com previsão de conclusão e pleno funcionamento da metodologia até dezembro de 2026.
Durante a agenda, os especialistas apresentaram as etapas do processo de implantação do Lean e circularam pelas áreas de emergência e pronto-socorro, observando os fluxos assistenciais e os processos de atendimento, com foco na redução do tempo de espera, maior eficiência operacional e melhoria da experiência do paciente.
De acordo com a diretora técnica do Hospital Nardini, Dra. Jaqueline Gerbase, o Lean alia eficiência e cuidado. “A proposta é reduzir o tempo de espera e a ocupação dos leitos, sempre mantendo o foco na segurança, no bem-estar do paciente e em um atendimento mais humanizado”, afirmou.
A implantação do Lean nas Emergências no Hospital Nardini teve início em outubro, após estudos realizados desde abril de 2025, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e a Fundação ABC, logo após a nova diretoria assumir a gestão da unidade. A primeira etapa, o Diagnóstico de Demanda e Capacidade (DDC), mapeou todo o percurso do paciente, do pronto atendimento à alta hospitalar.
Hospital Nardini
O Hospital Nardini também integra o GAPE – Gestão de Alta Performance em Emergências, programa voltado à formação de lideranças e à sustentabilidade das melhorias implantadas. O projeto faz parte do triênio 2024–2026 do Lean nas Emergências, que contempla mais de 200 hospitais em todo o Brasil.
_______
Fonte: PMM
