Em mais uma ação para ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Seção de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias da Secretaria de Saúde, vai visitar dez escolas estaduais para aplicar nos adolescentes de 15 a 19 anos a vacina do HPV. O objetivo é alcançar os jovens que ainda não foram imunizados.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
A vacina contra o HPV quadrivalente é o principal meio de proteção do câncer de colo de útero, ânus, esôfago, boca e pênis e a aplicação é em dose única. Além de aplicar a vacina contra o HPV, a equipe vai avaliar as cadernetas de vacinação de todos os estudantes, para encaminhar para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) aqueles que necessitarem de atualização. Essa ação visa avaliar 500 cadernetas de vacinação.
O diretor Seção de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis, Renan Mota, explicou que no primeiro semestre de 2025 foram visitadas 69 escolas estaduais para uma ação integrada de vacinação, não apenas contra o HPV, mas também contra a gripe e outras doenças, como tétano e as demais que estivessem faltando, de acordo com o calendário de imunizações do SUS (Sistema Único de Saúde).
CALENDÁRIO – As visitas se iniciaram no dia 23 de outubro, na escola João Ramalho. Dia 24 a equipe estará na escola Nelson Monteiro Palma, dia 30 na escola João Firmino e dia 31 na escola Antônio Caputo. A ação será retomada no mês de novembro no dia 13, na escola Amadeu de Oliveira. Dia 14 estará na escola Brazilia Tondi de Lima, dia 19 na escola Baeta Neves, dia 24 na escola João Batista, dia 27 na escola Mathias Octavio Roxo e dia 28 de novembro na escola Domingues Peixoto. “A gente reforça o apelo aos pais, que estão recebendo o formulário de autorização, que permitam que as equipes vacinem os seus filhos, porque as vacinas protegem, evitam agravos de doenças e salvam vidas”, reforçou o diretor.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que ações extramuros dos equipamentos de saúde mostram a capilaridade e robustez das equipes da pasta. “Queremos estar onde a população precisa. Nossas 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão abertas de segunda à sexta-feira, com todas as vacinas disponíveis, mas ir nas escolas é uma forma de alcançar aquelas famílias cujos pais trabalham o dia todo e acabam não conseguindo levar seus filhos para se vacinar”, concluiu. Os endereços e horários de funcionamento de todas as UBSs estão disponíveis em https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/.
