A Imperatriz Leopoldinense, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, conquistou o título do Carnaval 2023 com uma apresentação que contou a história do cangaceiro Lampião. Seguindo o enredo dos cordéis nordestinos, a escola de Ramos surpreendeu o público e os jurados com uma apresentação que misturou arte, cultura e muita emoção.
Com um total de 269.8 pontos, a Imperatriz não atingiu a pontuação máxima, mas foi o suficiente para superar as outras escolas e conquistar seu décimo título na história do Carnaval carioca. O último troféu havia sido em 2000, o que torna essa vitória ainda mais significativa para a comunidade de Ramos.

A apresentação da Imperatriz Leopoldinense foi a quarta a desfilar no segundo dia de desfiles e foi comandada pelo carnavalesco Leandro Vieira. Ele conseguiu transformar a quadra da escola em um verdadeiro cenário nordestino, com muitas cores, figurinos e adereços que remetiam ao universo do cangaço e de Lampião.
Ao final do desfile, os integrantes da escola acompanharam ansiosamente a leitura das últimas notas, e quando o resultado foi anunciado, não conseguiram conter a emoção. Com muitas lágrimas e abraços, eles comemoraram a vitória e mostraram que o Carnaval ainda é capaz de emocionar e unir pessoas em torno da arte e da cultura.
