O Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy, em São Bernardo, sediou na manhã deste sábado (17/5) a abertura da II Etapa do Campeonato Estadual de Badminton e Parabadminton. Até este domingo (18/5), 350 atletas participam do torneiro, realizado pela Federação Paulista da modalidade, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
“Este é um campeonato inclusivo. Além do badminton, temos o parabadminton acontecendo na cidade. Temos neste torneio atletas de São Bernardo que estão na Seleção também. São Bernardo é a cidade do esporte, cidade para frente. E estamos dando ênfase a esses eventos que movimentam a economia, que estimulam o desenvolvimento social e que incentivam as crianças e jovens a praticaram atividades esportivas”, afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fran Silva.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Pelo Campeonato Paulista, os competidores disputam os jogos individuais em duas categorias – jovem (até 18 anos) e aberta (acima de 18 anos). Um dos destaques da competição, que segue até novembro percorrendo cidades de São Paulo, é a inclusão. Entre os 23 atletas de São Bernardo participando do torneio está Geisa de Oliveira, 22 anos, que ganha projeção e aposta no badminton para consolidar sua carreira profissional.
A atleta, que é surda e disputa na categoria convencional, conheceu a modalidade ainda criança, com seis anos de idade. Hoje, ensina o que aprendeu do esporte para crianças no Clube SBB – São Bernardo Badminton, no Rudge Ramos. Neste ano, já garantiu a prata na primeira etapa do Campeonato Estadual de Badminton e Parabadminton, nas categorias simples e dupla.
“Badminton é minha vida”, garante a atleta, que irá competir pela modalidade na Surdolimpíada de Tóquio, no Japão, em novembro. “Meu coração é brasileiro. É de São Bernardo. Será um orgulho representar minha cidade e meu País”, contou Geisa, que participa dos torneios acompanhada da mãe, Francisca de Oliveira, de 53 anos, árbitra de badminton há 10 anos.
APOIO – Manoel Gori, coordenador técnico do SBB (Clube São Bernardo Badminton), explica que, por meio de parceria com a Prefeitura, atletas iniciantes e profissionais têm espaço para treino e apoio para a participação em eventos esportivos. “O SBB tem uma parceria com a Secretaria de Esportes. Todo ano a gente sedia a competição. Neste ano nossa cidade já está na terceira colocação. Importante para difundir o esporte não só em São Bernardo, mas todo o Estado”, concluiu.
______
Fonte: PMSBC