O brasileiro Ítalo Ferreira brilhou neste domingo (16) ao conquistar o título da etapa de Abu Dhabi, estreante na Liga Mundial de Surfe (WSL). Na final, o potiguar, campeão mundial em 2019 e primeiro surfista campeão olímpico da história, superou o indonésio Rio Waida com um somatório de 17.27 contra 14.50 na maior piscina de ondas artificiais do mundo.
Com essa vitória, Ítalo assumiu a liderança do ranking da WSL, somando 16.085 pontos. O havaiano Barron Mamiya (11.330 pontos) aparece na segunda posição, enquanto o também brasileiro Miguel Pupo (9.490 pontos) ocupa o terceiro lugar.
Ítalo Ferreira celebra com homenagem a Ayrton Senna
Após sair do mar nos braços dos torcedores, Ítalo comemorou a vitória empunhando a bandeira do Brasil e fez uma referência a Ayrton Senna, ícone do esporte nacional.
“É estilo Senna aqui! Lancei um Senna ali na [onda de] esquerda. É um orgulho representar o Brasil, um país que tem grandes guerreiros e grandes histórias. Isso me motiva muito.”
O surfista também relembrou sua derrota na final da Surf Ranch, na Califórnia, em 2023, como um fator de motivação para conquistar o título.
“Essa competição me fez treinar ainda mais, me dediquei 100% e, graças a Deus, venci.”
Domínio na final e desempenho dos brasileiros
Ítalo começou forte na decisão, anotando 8.67 na onda para a direita e 8.60 para a esquerda, deixando Rio Waida para trás, com notas de 7.83 e 6.67.
Outros dois brasileiros também participaram das quartas de final, mas foram eliminados:
- Miguel Pupo perdeu para o australiano Ethan Ewing
- Yago Dora foi derrotado por Jack Robinson
Título feminino vai para Caitlin Simmers
Na disputa feminina, a norte-americana Caitlin Simmers conquistou o título ao somar 16.13 pontos (8.67 + 7.43) na final contra a australiana Molly Picklum, que fez 15.70 pontos (8.00 + 7.70).
Próxima etapa da WSL será em Portugal
A terceira etapa da WSL 2025 acontecerá em Peniche, Portugal, com início previsto para 15 de março. Ítalo Ferreira chega embalado e tentará manter a liderança na corrida pelo bicampeonato mundial.