O tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, brilhou neste domingo (16) ao conquistar o título do ATP 250 de Buenos Aires, seu primeiro troféu no circuito profissional. O carioca derrotou o argentino Francisco Cerundolo, número 1 da Argentina e 28º do mundo, por 2 sets a 0 (6/4 e 7/6(1)) e se tornou o brasileiro mais jovem a vencer um torneio da ATP.
Com a vitória, Fonseca, que iniciou o torneio como 99º do ranking mundial, subiu 31 posições e agora aparece em 68º lugar na prévia do ranking mundial (live ranking).
“É incrível. O que eu estou vivendo é inacreditável. Quero agradecer à minha família, amigos e patrocinadores por me ajudarem a realizar meu sonho, que é jogar tênis. Quero ser número 1, ganhar títulos, mas, acima de tudo, meu sonho é jogar tênis”, disse Fonseca após a conquista.
The first of many 👀🏆
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) February 16, 2025
18-year-old Joao Fonseca claims his maiden ATP Tour title in Buenos Aires! 👏#OnTheRise pic.twitter.com/NlqYGwg8JQ
Caminho até o título e reconhecimento internacional
Durante sua campanha vitoriosa no ATP de Buenos Aires, João Fonseca somou cinco vitórias, sendo quatro contra argentinos:
- 1ª rodada: venceu Tomás Martin Etcheverry (44º)
- Oitavas de final: superou Frederico Coria (115º)
- Quartas de final: eliminou Laslo Djere (112º)
- Semifinal: bateu Mariano Navone (47º)
- Final: superou Francisco Cerundolo (28º)
O feito foi celebrado pelo espanhol Carlos Alcaraz, ex-número 1 e atualmente terceiro do ranking mundial, que parabenizou o brasileiro nas redes sociais.
Próximo desafio: ATP 500 do Rio de Janeiro
A comemoração pelo título em Buenos Aires terá que esperar. João Fonseca já volta à quadra na terça-feira (17) para disputar o ATP 500 Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul. Ele enfrentará o francês Alexandre Muller (58º do ranking) na primeira rodada.
Brasileiros no torneio de duplas
Além do título de Fonseca, o Brasil também esteve representado na final de duplas em Buenos Aires. O gaúcho Rafael Matos e o mineiro Marcelo Melo foram vice-campeões, após serem superados no tie-break pela parceria formada pelo argentino Guido Andreozzi e pelo francês Theo Arribage, por 2 sets a 1 (7/5, 4/6 e 10/7).