Desde o fim de agosto, São Bernardo já respira uma das mais tradicionais competições para alunos da rede municipal e particular de Educação. Os Jogos Escolares devem registrar a participação, até o término da edição 2025, cerca de 10 mil atletas na disputa de 16 modalidades. A 57ª edição do evento esportivo reúne 91 escolas (particulares, estaduais e municipais) da cidade. Destas, 26 são da rede municipal.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Na última semana, dentro disputa do futsal misto, no Clube dos Meninos, do Rudge Ramos, a EMEB Isidoro Batisttin contou com rodada dupla: contra os colégios Ábaco e Vereda. “O futsal é uma das modalidades com mais equipes inscritas. São, no total, 152 times, que, somados, serão mais de 2,2 mil crianças jogando. Até o dia 5 de novembro, encerramento dos Jogos Escolares, ainda teremos seis modalidades a serem disputadas e temos certeza que bateremos a marca de 10 mil alunos nas competições. É a festa do esporte em São Bernardo”, frisou Fran Silva, secretário municipal de Esportes e Lazer.
Carla Miranda, professora da EMEB Isidoro Batisttin, reforçou a importância das categorias mistas nos Jogos Escolares. “É uma oportunidade para as meninas jogarem, até porque os meninos acabam sendo mais estimulados a jogar bola. Quando ela tem a possibilidade de jogar, a tendência é que ela desenvolva bem o jogo e, quando forem mais velhas, vão se destacar.”
A treinadora contou que, quando pequena, adorava jogar futebol com os meninos. “Eu fui essas meninas que jogavam os Escolares com os meninos, e sempre gostei de jogar com eles. Aprendi muito. E, nesta idade, é importante que os garotos entendam que as meninas podem e devem jogar o que quiserem”, acrescentou.
E as professoras dominaram os primeiros dias da modalidade. Pelo lado do Colégio Vereda, a treinadora também é uma mulher. Sarah Esperança Batista comanda o time com firmeza e doçura, representando quanto o jogo dentro das quatro linhas reflete a sociedade. “Aqui, além do espírito esportivo, eles aprendem a conviver em sociedade. Eles carregam a bola e olham para o lado, porque vão olhar o colega que está mais bem posicionado para fazer o gol. E isso é espírito de equipe. Nem sempre é o ‘eu’. Aqui eles pensam no coletivo, e deixam de lado o ‘eu'”, declarou.



OUTROS ESPORTES – Nestas semanas de disputas, outras modalidades também reuniram um número expressivo de competidores. No judô, por exemplo, foram mais de 600 atletas de 80 escolas inscritas disputando o título das categorias; na natação, foram 300 crianças inscritas em 12 categorias e em quatro provas diferentes: livre, costas, peito e borboleta, aumento de 30% em relação a última edição dos Jogos Escolares.
No badminton, sediado dentro da EMEB Neusa Basseto – que também abriga o centro de treinamento de alto rendimento da modalidade -, foram 220 crianças reunidas em quatro categorias (sub-10, sub-12, sub-14 e sub-17). As provas foram realizadas em formatos individuais, duplas e duplas mistas.
Os quatro melhores em cada prova foram premiados com medalhas, e a escola campeã da modalidade será premiada com troféu na cerimônia de premiação geral, que irá ocorrer no encerramento do evento, marcado para 5 de novembro no Cenforpe.
A ginástica rítmica, disputada no Ginásio Poliesportivo, reuniu cerca de 400 alunas, de 30 escolas diferentes, nas categorias baby, pré-mirim, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto.
No atletismo, serão sete etapas (disputadas na Arena Olímpica), reunindo em torno de 1,5 mil alunos. Apenas no sub-12 feminino foram mais de 200 inscritos. A categoria PCD faz sua estreia nesta edição. “Fizemos uma separação das provas para a categoria até 12 anos, no masculino e feminino, para dar maior fluidez à competição”, ressaltou Priscila Cuebra, coordenadora dos Jogos Escolares.
MODALIDADES – Os Jogos Escolares estão sendo disputados nas categorias sub-10, sub-12, sub-14 e sub-17, em 16 modalidades: tênis de mesa, badminton, atletismo, damas, xadrez, ginastica artística, ginastica rítmica, judô, natação, vôlei de areia, vôlei, basquete, handebol, futsal, futebol society e cheerleaders.
__________
Fonte: PMSBC | Texto: July Stanzioni/PMSBC