O governador em exercício de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou nesta terça-feira (7) o primeiro trem da Linha 17-Ouro, que está em testes no Pátio Água Espraiada, e a futura Estação Vereador José Diniz, atualmente com 72% das obras concluídas. A nova linha, com previsão de inauguração para 2026, integrará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte público, conectando-se à Linha 5-Lilás.
Durante a visita, Ramuth destacou a importância do projeto para a mobilidade urbana. “Essa é uma obra emblemática para a população do estado de São Paulo. O planejamento está sendo rigorosamente cumprido, e a entrega dessa importante linha será um marco para os paulistanos”, afirmou.
O projeto utiliza a tecnologia de monotrilho e contempla uma frota de 14 composições, sendo que duas já estão no Brasil. Quando concluída, a Linha 17-Ouro terá capacidade para transportar 93 mil passageiros por dia em sua primeira fase, que incluirá oito estações entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda.

Avanço das obras e características dos trens
As obras da Estação Vereador José Diniz estão em fase de acabamentos internos e externos, instalação de portas de plataforma, elevadores e ventilação auxiliar. Já o Pátio Água Espraiada está com 66% das obras concluídas, com a execução de vigas-guia e instalação de sistemas operacionais avançados.
Os trens da Linha 17-Ouro são equipados com tecnologia UTO (Operação Automática), sistema de ar-condicionado, iluminação LED, e áreas específicas para pessoas com deficiência. Com capacidade para 616 passageiros, cada composição oferece maior eficiência e segurança, incluindo baterias de tração que permitem a movimentação até a estação mais próxima em casos de emergência.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, reforçou o compromisso da gestão com a mobilidade urbana. “Essa linha será um marco na integração entre o Aeroporto de Congonhas e o sistema de transporte público, beneficiando milhares de passageiros diariamente.”