As linhas metroferroviárias operadas pela iniciativa privada – 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda – terão operação 24 horas durante o Carnaval, de sexta-feira (28) para sábado (1°), de sábado para domingo (2) e de domingo para segunda-feira (3).
>>mais notícias: Carnaval 2025
A medida faz parte de uma operação especial para atender o público que comparecerá ao Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo, onde acontecem os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. A previsão é que as apresentações se estendam até as primeiras horas da manhã.
Para facilitar o deslocamento dos foliões, as estações Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha, Linha 7-Rubi e Linha 8-Diamante) e Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul) permanecerão abertas para embarque e desembarque durante todo o período da operação especial. A partir da meia-noite, as demais estações funcionarão apenas para desembarque e transferências.
Nos dias seguintes do feriado, entre segunda (3) e quarta-feira (5), as linhas 4 e 5 do metrô funcionarão das 4h40 à meia-noite, enquanto as linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos operarão entre 4h e meia-noite.
Para garantir a segurança e o conforto dos passageiros durante o Carnaval, as concessionárias adotarão medidas especiais, incluindo:
- Treinamento das equipes para reforçar a segurança dos usuários, em parceria com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom);
- Atuação do pelotão feminino de agentes de atendimento e segurança, focado na prevenção ao assédio;
- Reforço na equipe operacional, com readequação da escala de trabalho para atender estações de maior demanda;
- Intensificação da limpeza, especialmente nas estações mais movimentadas;
- Ampliação da comunicação visual e sonora, com avisos para orientar o público.
_______
*Com informações: Agência SP