O deputado estadual Luiz Fernando esteve em Maricá, no Rio de Janeiro, para conhecer iniciativas inovadoras na área de economia e transporte.
A Prefeitura criou há dez anos uma moeda social chamada “mumbuca”, a partir do conceito de economia circular. A ideia é transferir renda e valorizar os pequenos comércios com moeda local, movimentando a economia.

Segundo o Banco Mumbuca, responsável pela gestão, mais de R$ 3 bilhões foram movimentados em Maricá na última década. O dinheiro local é movimentado por pessoas inscritas no Programa Renda Básica de Cidadania, trabalhadores autônomos e MEIs, além de vale-alimentação para servidores municipais.
“Fiquei impressionado como o comércio da região passou a ser fomentado com a criação da moeda. É uma ideia muito interessante e que pode ser implementada em São Bernardo no futuro”, disse o deputado.
TARIFA ZERO
Ainda em Maricá, Luiz Fernando conheceu a experiência de Tarifa Zero implementada em 2014 e concluída em 2021. O município faz parte de uma seleta lista de 63 cidades no Brasil que garantem gratuidade no transporte para moradores e visitantes.
Segundo a Prefeitura, em 2022 a população economizou mais de R$ 160 milhões deixando de pagar tarifa, ajudando a movimentar a economia da cidade em outros setores.
Outro projeto visitado foi o Tarifa Zero para bicicletas, um modal completamente sustentável. O projeto disponibiliza o compartilhamento de 250 bicicletas gratuitamente pelo município em 25 estações. Tudo de forma gratuita e com uso da tecnologia para controle.
“Estou percorrendo diversas cidades pelo Brasil para conhecer experiências bem sucedidas e, claro, trazer para São Bernardo. Podemos ter uma cidade muito mais moderna e inclusiva”, disse Luiz Fernando.
___________________
Fonte: Assessoria do Deputado