O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu, nesta segunda-feira (3), que os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal não terão dificuldades na relação com o Poder Executivo. Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foram eleitos no último sábado (1°) para um mandato de dois anos e se reuniram com Lula no Palácio do Planalto.
“Eu sou amigo dos dois, tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm e eu quero dizer para eles que eles não terão problema na relação política com o Poder Executivo”, declarou Lula em coletiva de imprensa após o encontro.
O presidente enfatizou que manterá o diálogo com as lideranças e que o governo só encaminhará ao Congresso Nacional projetos de interesse público, sem motivações pessoais ou partidárias. “Jamais eu mandarei um projeto para a Câmara dos Deputados ou o Senado sem antes ouvir a liderança dos partidos políticos, que são os que vão brigar, lá dentro, para aprovar esses projetos”, afirmou.
Para Lula, as disputas partidárias e ideológicas ficam em segundo plano após as eleições. “Eu tenho certeza que a nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira”, disse.
O presidente ainda destacou a importância da harmonia entre os poderes. “A normalidade de um país é a convivência tranquila e pacífica entre os poderes. O Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, cada um sabendo a tarefa que tem”, concluiu.