Close Menu
    What's Hot
    Velório de Preta Gil reúne centenas de fãs no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

    Velório de Preta Gil reúne centenas de fãs no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

    25/07/2025
    Gilvan Ferreira reforça metas de educação inclusiva e integral em evento no Rio

    Gilvan Ferreira reforça metas de educação inclusiva e integral em evento no Rio

    25/07/2025
    Tecnologia Smart Sanca auxilia prisão de homem procurado em São Caetano

    Tecnologia Smart Sanca auxilia prisão de homem procurado em São Caetano

    25/07/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    Últimas Notícias
    • Velório de Preta Gil reúne centenas de fãs no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
    • Gilvan Ferreira reforça metas de educação inclusiva e integral em evento no Rio
    • Tecnologia Smart Sanca auxilia prisão de homem procurado em São Caetano
    • Ferreoclube do ABC conclui segunda etapa de revitalização da maquete histórica de Paranapiacaba
    • Ribeirão Pires celebra 20 anos do Festival do Chocolate com grandes atrações em agosto
    • São Caetano divulga serviços abertos e fechados no feriado de 28 de julho
    • Estudantes do Conecta São Bernardo recebem suporte institucional da Embaixada do Brasil na Irlanda
    • Trabalhadores terão aumento no saldo do FGTS com lucro de R$ 13,6 bi
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    ABC Agora
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Home - Geral - Lula empossa Lewandowski no Ministério da Justiça
    Geral ABC AGORABy ABC AGORA01/02/20245 Mins Read

    Lula empossa Lewandowski no Ministério da Justiça

    Novo ministro substitui Flávio Dino, que irá para o STF
    Lula empossa Lewandowski no Ministério da Justiça
    Lula empossa Lewandowski no Ministério da Justiça

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou, nesta quinta-feira (1º), Ricardo Lewandowski no cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula falou dos desafios do combate ao crime organizado, o que ele chamou de uma “indústria multinacional com muito poder” e que está presente em todas as atividades do país.ebcebc

    Lula citou a confiança que tem no ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e as expectativas da nova gestão à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Lewandowski foi anunciado para o cargo no Executivo em 11 de janeiro e a nomeação foi publicada no último dia 22. Ele substitui Flávio Dino, que assumirá uma vaga de ministro no STF, também por indicação de Lula, aprovada pelo Senado em dezembro do ano passado.

    Para o presidente da República, Lewandowski deverá construir parcerias dentro e fora do Brasil para enfrentar a “indústria do crime, a indústria de roubo do dinheiro público e de sofrimento da população mais pobre desse país”.

    “Ninguém persegue ninguém, a Polícia Federal não persegue ninguém, o governo federal não quer se meter, nem se intrometer em fazer a política de segurança nos estados, o que nós queremos é construir com os governadores a parceria necessária para que a gente possa ajudar a combater um crime que eu não chamo de coisa pequena”, disse.

    “O crime organizado não é uma coisa de uma favela, de uma cidade, de um estado, o crime organizado é uma indústria multinacional de fazer delitos internacionais e o crime organizado está em toda atividade desse país”, argumentou.

    “Se a gente quiser pegar do futebol ao Poder Judiciário, a classe política brasileira, a classe empresarial, o crime organizado está metido e mancomunado com gente dos Estados Unidos, com o crime organizado da França, da Suécia, da Holanda. Ou seja, é uma multinacional com muito poder”, acrescentou o presidente.

    Repressão e políticas sociais

    Por sua vez, Lewandowski disse que as organizações criminosas começam a se infiltrar, inclusive, em órgãos públicos e defendeu o trabalho de inteligência para identificar líderes e bloquear movimentações financeiras e patrimoniais que alimentam as estruturas do crime organizado.

    “A atuação das organizações criminosas, nas quais se incluem as milícias subdivididas em múltiplas facções, ora aliadas, ora rivais, antes restritas às áreas periféricas onde o Estado se mostrava ausente e aos recônditos ambientes prisionais, hoje se desenvolve em toda parte, à luz do dia, com ousada desfaçatez e em moldes empresariais”, disse.

    “Tal como ocorre em outras nações, o crime organizado começa a se infiltrar em órgãos públicos, especialmente naqueles ligados à segurança e a multiplicar empresas de fachada para branquear recursos obtidos de forma ilícita”, explicou o novo ministro da Justiça.

    Assim como Lula, Lewandowski defendeu uma aliança com estados e municípios, que detém a responsabilidade primária pela segurança pública. “É preciso superar a fragmentação federativa e estabelecer um esforço nacional conjunto para neutralizar as lideranças das organizações criminosas e confiscar os seus ativos, porque elas não podem sobreviver sem recursos para custear os seus soldados e as suas operações”, observou.

    Durante o seu discurso, Lewandowski destacou ainda a importância das políticas públicas sociais para o combate à violência e à criminalidade.

    “É nossa obrigação e o povo brasileiro assim espera que o Ministério da Justiça dedique especial atenção à segurança pública que, ao lado da saúde, é hoje uma das maiores preocupações da cidadania”, salientou, lembrando que o problema remonta aos tempos coloniais, da escravidão de negros e indígenas.

    “Numa continuidade desse ciclo perverso, a criminalidade e a violência continuam se nutrindo da exclusão social, da miséria, do desemprego, da falta de saneamento, de saúde, de educação, de lazer, de habitação que, infelizmente, ainda persistem no país”, detalhou.

    “Por isso, é escusado dizer que o combate à criminalidade e à violência, para ter êxito, precisa ir além de uma permanente enérgica repressão policial, demandando a execução de políticas públicas que permitam superar esse verdadeiro apartheid social “que continua segregando boa parte da população brasileira”, acrescentou o novo ministro.

    A cerimônia de hoje no Palácio do Planalto teve a presença dos presidentes do STF, Luiz Roberto Barroso, e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, além de outros ministros da Supremo Corte, ministros de Estado e outras autoridades.

    Trajetória

    Ex-magistrado de carreira que chegou ao topo do Poder Judiciário, Lewandowski deixou o cargo de ministro do STF em 11 de abril de 2023, após ter antecipado em um mês sua aposentadoria. Ele completou 75 anos em 11 de maio do ano passado, data em que seria aposentado compulsoriamente.

    Indicado à Suprema Corte em 2006 pelo próprio presidente Lula, sua passagem ficou marcada pelo chamado garantismo, corrente que tende a dar maior peso aos direitos e garantias dos réus em processos. Presidiu o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2014 e 2016, quando conduziu o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

    Foi também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012. No cargo, esteve à frente da aplicação da Lei da Ficha Limpa, que havia sido aprovada em 2010.

    Com a saída do Supremo, Lewandowski voltou a advogar e focar na carreira acadêmica. Nascido no Rio de Janeiro, o ex-ministro é formado pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição pela qual se tornou mestre e doutor e na qual leciona desde 1978.

    Para o lugar de Lewandowski, ainda em 2023, Lula indicou o advogado Cristiano Zanin.

    Já o novo ministro do STF, Flávio Dino, ocupou o lugar da ex-ministra Rosa Weber, que se aposentou compulsoriamente da Corte, ao completar 75 anos de idade, em outubro do ano passado.

    Dino tomará posse na Corte no dia 22 de fevereiro. Com a transmissão do comando do Ministério da Justiça, hoje, Dino reassume sua vaga no Senado Federal até a posse no Supremo, quando renunciará ao mandato no Legislativo.

    A abertura do ano judiciário também ocorre hoje, com cerimônia no plenário do STF. 

    _____________
    Fonte: Agência Brasil

    crime organizado Justiça Lewandowski Lula ministro Ministro da Justiça e Segurança Pública Petrobras Posse presidente Luiz Inácio Lula da Silva Segurança Pública
    Siga-nos: Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link
    Previous ArticlePetrobras reduz preço do gás natural em 2%
    Next Article Fevereiro no MAM São Paulo: Educativo promove cursos de formação para professores e atividades para celebrar o carnaval
    ABC AGORA

    Matérias relacionadas

    Tecnologia Smart Sanca auxilia prisão de homem procurado em São Caetano

    Tecnologia Smart Sanca auxilia prisão de homem procurado em São Caetano

    25/07/2025
    São Caetano é palco da segunda edição da Operação ABC + Seguro, integração de GCMs das sete cidades

    São Caetano é palco da segunda edição da Operação ABC + Seguro, integração de GCMs das sete cidades

    23/07/2025
    Ação integrada em São Bernardo detém suspeito de ataques a ônibus na cidade

    Ação integrada em São Bernardo detém suspeito de ataques a ônibus na cidade

    22/07/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias
    Velório de Preta Gil reúne centenas de fãs no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Geral

    Velório de Preta Gil reúne centenas de fãs no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

    By ABC AGORA25/07/20250

    Centenas de pessoas participam do velório da cantora Preta Gil, que está sendo realizado nesta…

    Gilvan Ferreira reforça metas de educação inclusiva e integral em evento no Rio

    Gilvan Ferreira reforça metas de educação inclusiva e integral em evento no Rio

    25/07/2025
    Tecnologia Smart Sanca auxilia prisão de homem procurado em São Caetano

    Tecnologia Smart Sanca auxilia prisão de homem procurado em São Caetano

    25/07/2025
    Ferreoclube do ABC entrega segunda etapa da maquete de Paranapiacaba

    Ferreoclube do ABC conclui segunda etapa de revitalização da maquete histórica de Paranapiacaba

    25/07/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now
    © 2025 ABC Agora. Designer by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.