O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, no dia 13 de outubro, do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, evento organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A viagem marca mais um passo do Brasil no esforço global de combate à fome e à pobreza.
De acordo com o Itamaraty, Lula estará presente na cerimônia de abertura e na reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, criada sob a presidência brasileira do G20.
Encontro com o diretor da FAO
O convite para o evento partiu do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando o presidente foi informado de que o Brasil saiu do Mapa da Fome. Segundo o diretor de Projetos de Segurança Alimentar do Itamaraty, Saulo Arantes Ceolin, está confirmado um encontro bilateral entre Lula e Dongyu durante a agenda em Roma.
Aliança Global contra a Fome e Pobreza
Lula também participará da inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, antes de retornar ao Brasil no mesmo dia. A iniciativa reúne quase 200 membros, incluindo países, universidades e bancos de desenvolvimento.
De acordo com o Itamaraty, 13 novos pedidos de adesão estão em análise, vindos de países como Etiópia, Haiti, Quênia, Palestina, Ruanda e Zâmbia — com planos de ação voltados à alimentação escolar, nutrição materno-infantil e apoio à agricultura familiar.
Expectativas para a COP30
O governo brasileiro também pretende apresentar, durante a COP30 em Belém, uma declaração sobre combate à fome, pobreza e ações climáticas, reforçando o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável.
O documento, coordenado pela missão brasileira na ONU, será submetido a todos os países do G20 e deve ser aprovado até o fim de 2025.
________
*Com informações: Agência Brasil