A candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 ganhou um importante aliado: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em carta oficial, o presidente expressou seu apoio à iniciativa e destacou a experiência da capital carioca em grandes eventos esportivos, além da infraestrutura já existente.
“Com muita alegria e orgulho, represento 212,6 milhões de brasileiros, e, neste momento, juntamente com o governo do estado do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade de Niterói e o Comitê Olímpico do Brasil, dirijo-me ao senhor com grande entusiasmo para ratificar a candidatura conjunta das cidades de Rio de Janeiro e Niterói em suas pretensões de ser a sede dos XXI Jogos Pan-Americanos, em 2031”, diz a carta, endereçada à Panam Sports.
O apoio do presidente fortalece a candidatura brasileira, que já conta com a experiência de ter sediado os Jogos Olímpicos de 2016 e os Jogos Pan-Americanos de 2007. Além disso, a proposta de realizar os jogos em duas cidades é vista como uma tendência mundial, que torna os eventos mais sustentáveis e eficientes.
“Já tem quase 80% da infraestrutura pronta para realizar os Jogos Pan-Americanos no Rio e Niterói”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. A candidatura conjunta também prevê investimentos em novos projetos, como a Linha 3 do metrô, que conectará as duas cidades e beneficiará toda a região metropolitana.
A disputa
A candidatura de Rio e Niterói é a única representante brasileira na disputa, após a desistência de São Paulo. No dia 29 de janeiro, a dupla apresentará sua proposta ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). A decisão final da Panam Sports sobre a sede dos jogos será tomada em agosto.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, mostrou-se confiante na vitória: “O que tiver que fazer agora [em instalações] é temporário. Eu tenho certeza que a gente sai muito como favorito”. Paes também destacou o importante papel do presidente Lula nesse processo.
Tive o prazer de referendar as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói como sedes dos Jogos Pan-Americanos de 2031. Calma, ainda é uma candidatura que será analisada e escolhida apenas em agosto. Mas o Brasil está na expectativa para sediar esses grandes jogos. 🤞🏻🇧🇷
— Lula (@LulaOficial) January 24, 2025
📸… pic.twitter.com/2HXibgez5y