Neste domingo, 3 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a Sala de Situação e Monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Brasília. Acompanhado dos ministros da Educação, Camilo Santana, da Saúde, Nísia Trindade, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o presidente acompanhou os preparativos para o exame e reforçou a relevância do Enem para o futuro do país.
Enem como ferramenta de transformação social
Durante a visita, Lula destacou o papel fundamental do Enem na promoção da educação.
“A gente tem consciência que o Brasil só será um país competitivo com o mundo mais desenvolvido, só será um país rico na hora que a gente estiver exportando sabedoria e inteligência. Isso é, efetivamente, o aprimoramento de vocês no estudo, na universidade. Por isso o Enem é sagrado”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República
O Enem 2024, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, conta com 4,3 milhões de inscritos, incluindo 1,6 milhão de concluintes do ensino médio.
Aumento significativo na participação
Lula celebrou o aumento de inscritos no exame em relação ao ano passado, destacando que a alta adesão demonstra a confiança dos brasileiros no Enem como porta de entrada para o ensino superior.
Incentivo ao ensino médio com o Programa Pé-de-Meia
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou o impacto positivo do programa Pé-de-Meia, que oferece uma poupança educativa para alunos que participam do Enem, impulsionando ainda mais a adesão ao exame. “Aumentamos em 27% o número de inscritos desde 2022”, informou Santana.
Estrutura e segurança para o Enem 2024
A Sala de Situação do Enem conta com equipes em campo e um sistema de monitoramento robusto que registra e responde a ocorrências em tempo real, garantindo a segurança e a execução tranquila das provas em mais de 10 mil locais de aplicação.