
A depressão pós parto atinge milhares de mulheres e gera grandes transtornos à saúde materna podendo afetar o convívio com o recém-nascido. O Maio Furta-cor traz a discussão do tema e a conscientização de como acolher essas mães. O projeto de resolução aprovado em sessão ordinária na Câmara Municipal dos Vereadores de São Bernardo do Campo na última quarta-feira (26), idealizado pelos vereadores Lucas Ferreira (Sem partido) e Paulo Chuchu (PRTB) teve votação unânime entre os parlamentares presentes na casa.
A iniciativa busca dar relevância à saúde mental materna no pós-parto e oferecer apoio às mães que sofrem com a depressão no puerpério ou depressão pós-parto tardia que pode ocorrer até dois anos após o nascimento do bebê. Durante anos o assunto foi silenciado e pouco discutido na sociedade. A conscientização é a melhor forma de ampliar a rede de apoio às mulheres que enfrentam a depressão pós-parto.
“É nosso dever como representante do povo abordar temas tão sensíveis ao bem estar da família e da saúde mental da mulher. Como vereador fiz questão de abraçar esse projeto para promover apoio às mães que precisam de cuidados e atenção nesse período que é tão complexo para mãe e o bebê”, destaca o vereador Lucas Ferreira.
Através do Maio Furta-cor campanhas de conscientização sobre a depressão pós-parto serão promovidas no município de São Bernardo do Campo, trazendo mais apoio e acolhimento para as mães.
________________
Fonte: Natália Zathaskiiy