Desde 2021, o Centro de Proteção Animal da Prefeitura de Mauá já conseguiu destinar 255 cães e 205 gatos abandonados para lares adotivos. As campanhas de adoção são simultâneas ao processo de informar aos munícipes a importância da posse responsável, que valoriza o cuidado do animal de forma permanente e amorosa.
>>mais notícias: Mauá
“A adoção de um animal é um grande gesto de amor e o maior que pode ser realizado na causa animal. Adotar é extremamente importante, você está dando um lar e carinho para um animal que passou pelo abandono. Um animal que foi resgatado, castrado, cuidado e, agora, a nossa expectativa, de toda a gestão pública, é a alegria dele encontrar um verdadeiro lar”, afirmou o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Rogério Santana.
Adoção responsável antes de qualquer coisa é garantir espaço para circulação, abrigo, alimentação adequada e assistência veterinária. Para o médico veterinário Sandro Corumba, “os animais também sentem tb sentem fome, frio, dor e precisam de um vínculo afetivo com seus cuidadores. E eles podem viver até 20 anos, em alguns casos até mais, ou seja, é preciso estar preparado.”
Entre as vantagens de adotar um animal de abrigo, especialmente os já adultos, é que se conhece o perfil de temperamento e o porte do animal.
Os moradores de Mauá têm-se mostrado interessados nas informações sobre os animais para serem adotados e sobre os resultados dos programas de castração. Para se ter uma ideia, o Castramóvel e o Centro de Proteção Animal, coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá, realizaram a castração em 10.497 cães e 15.522 felinos, de forma segura e gratuita, desde 2021.
A população busca informações sobre estes serviços, de adoção e castração, e a pesquisa do Google registrou 15,2 mil visualizações no perfil do Centro de Proteção Animal (CPA) e cerca de 860 cliques, em julho. Este é um reconhecimento sobre a preocupação com o bem-estar e respeito a todos os animais da nossa cidade.
_____
Fonte: PMM