As equipes da Prefeitura de Mauá, representadas pelas secretarias de Proteção e Defesa Civil, Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e Mobilidade Urbana, foram algumas das contempladas pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico de Capuava, durante a entrega do Prêmio Destaque do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), na manhã desta sexta-feira (18/07), no auditório da empresa Braskem. O evento teve centenas de participantes, entre brigadistas, gestores públicos, gestores de empresas privadas e profissionais de imprensa. Valdemar Conti, coordenador do PAM, explicou que são mais de 1100 brigadistas nas empresas do Polo. “O PAM é um compromisso formal com o atendimento e o controle de emergência”, explicou Conti.
>>mais notícias: Mauá
“É uma ferramenta à disposição das empresas, sociedade civil e para a população do entorno para garantir mais segurança. Quando todos se juntam, quando se usa a inteligência, a gente dá valor à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio”, acredita o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Mauá, Edilson de Paula.
A Cofip está comemorando 10 anos de existência, enquanto o Polo Petroquímico começou a ser formado em 1954. O PAM foi formalmente criado em 1986. O prêmio teve origem em 2013. “É o quarto ano que participamos desta premiação e entramos na Categoria Ouro. É o reconhecimento do PAM, do trabalho e da união do Polo de Capuava com as defesas civis e a população. Isto é importantíssimo quando se trabalha a prevenção, quando se pensa em salvar vidas, patrimônio e o meio ambiente”, afirmou o secretário de Proteção e Defesa Social, Sergio Moraes.
“Desde o início, o SAMU Mauá sempre teve destaque. Em 2021, a gente havia recebido prêmio Prata, agora a gente recebe Ouro e é uma honra participar de um projeto tão importante para o município de Mauá”, disse o coordenador do SAMU, Ronaldo José. Para o secretário de Mobilidade Urbana, Caio Carvalho, a importância desta premiação está na “valorização dos profissionais que estão presentes todas as manhãs do PAM, o prêmio dá destaque para a mobilidade urbana, ao engajamento dos nossos agentes de trânsito, onde houver necessidade de atender qualquer ocorrência”.

A premiação mede a participação das empresas nas atividades de atendimento, controle de emergências e treinamento. Assim, em dezembro, nas empresas que têm pontuação igual ou acima de 90% são classificadas como empresas, ou órgãos públicos, ouro. Quando igual ou acima de 75%, a classificação corresponde à prata; e igual ou acima de 60%, é bronze. São consideradas as participações das equipes, em simulados, tempo de chegada à ocorrência, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e bits mínimos em perfeitas condições, atuação dos brigadistas, testes diários de radiocomunicadores, análise da queda de balões, realização de auditorias, entre outros.
_______
Fonte: PMM
Foto: Evandro Oliveira/PMM