O Programa Troca Verde, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, implantou dois novos núcleos nesta sexta-feira (22/08), na Avenida Adilson Dias de Souza, no Jardim Zaíra, e na Rua Andirá, no Jardim Paranavaí. A iniciativa tem transformado áreas de descarte irregular em espaços revitalizados.
>>mais notícias: Mauá
Além da limpeza dos locais e do cadastramento dos participantes, agentes da Secretaria realizam um trabalho de educação ambiental. “Com isso, a comunidade tem benefícios sociais, como a valorização do bairro, melhoria na qualidade de vida, sem a presença de lixo, insetos e roedores, e a troca de materiais recicláveis por kit de ração animal ou kit de alimentos, conforme for a escolha dos participantes, no decorrer de um ano”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda Oliveira.
“Tem muita gente sem responsabilidade, mas a maioria dos moradores quer cuidar do bairro. Eu vou partilhar o que recebi na cesta. Faz meses que a gente está separando a reciclagem”, contou Maria José Gomes de Andrade, moradora há 20 anos em uma travessa da Avenida Adilson Dias de Souza.

De acordo com o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Rogério Santana, o programa tem quatro objetivos principais: “contribuir para o combate às mudanças climáticas, ajudar a cidade a economizar com a redução do envio de resíduos para o aterro sanitário, manter a cidade mais limpa e tornar o ambiente mais agradável com o paisagismo”.
Atualmente, cinco núcleos estão consolidados: nos jardins Ipê/Oratório, São Gabriel, Canadá e Kennedy, além da Praça da Cidadania, de um trecho da Avenida Benedita Franca da Veiga, da Rua Jair Balo e do Jardim Cerqueira Leite. Nessas áreas, os moradores já convivem em um ambiente mais limpo e organizado.
Até o momento, os impactos sociais somam 6,8 toneladas de alimentos distribuídos, 220 kg de rações destinadas a cães e gatos e 130 famílias atendidas diretamente. No aspecto ambiental, as comunidades se livraram de quatro toneladas de resíduos coletados e ganharam 21 árvores e 12 arbustos plantados.
Os novos núcleos também trazem outras vantagens. Na Rua Andirá, no Jardim Paranavaí, será entregue uma lixeira de alvenaria, realizadas ações de educação ambiental, cadastramento de interessados no programa, retirada de carros abandonados e revitalização com paisagismo e plantas ornamentais. “A gente ajuda a vigiar para que as pessoas mantenham tudo limpo. Antes era cheio de lixo e, se deixar, jogam de novo. De vez em quando a gente dá uns gritos para não bagunçarem de novo”, relatou a moradora Selma Leonora Coelho dos Santos.
Já a Avenida Adilson Dias de Souza, no Jardim Zaíra, era um local marcado pelo descarte irregular, presença de caçambas e acúmulo de resíduos de toda natureza. Carros estacionados nas calçadas da EE José Daniel da Silveira obrigavam pedestres e alunos a dividir espaço com o trânsito. A nova realidade é de revitalização e coleta domiciliar regular, trazendo mais segurança e dignidade à comunidade. O processo inclui educação ambiental porta a porta, eliminação da caçamba e do descarte irregular, retirada de veículos das calçadas, implantação de coleta domiciliar em três travessas, realização de palestras com moradores cadastrados e revitalização com o plantio de sete árvores nativas e plantas ornamentais.
_______
Fonte: PMM | Texto: Evandro Oliveira/PMM