Governo do Estado vai flexibilizar regras da Fase de Transição

A partir deste sábado, 1º de maio, o governo estadual vai flexibilizar as regras da Fase de Transição do Plano São Paulo. Mauá vai aderir às novas medidas, válidas inicialmente até 9 de maio. A principal mudança está em relação à abertura de comércios, serviços e templos religiosos, os quais poderão ampliar o horário de funcionamento das 11h às 19h, atualmente, para 6h às 20h. Segue vigente a limitação de 25% da capacidade de público para todos esses locais. O toque de recolher das 20h às 5h também está mantido, assim como as recomendações de teletrabalho e de escalonamento de horários alternados para a entrada e à saída de funcionários dos setores de serviços, do comércio e da indústria.
A Prefeitura de Mauá publicou nesta sexta-feira (30/04) decreto que determina que o cidade seguirá as regras do governo do Estado. O governo municipal também definiu as datas previstas para o retorno das aulas presenciais – a partir da próxima segunda-feira (03/05) à rede particular e 31 de maio na rede pública de ensino (estadual e municipal). A regra é válida para o nível superior. Cursos da área da saúde do ensino superior e técnico podem retornar imediatamente.
Na volta às aulas presenciais deverão ser observados os protocolos sanitários expedidos pelo Estado e a limitação de 35% da capacidade total dos alunos matriculados por sala de aula. A escala deve ser determinada pela própria instituição.
O que muda a partir de 1º de maio:
Shoppings e lojas de rua podem ampliar o funcionamento das 11h às 19h para 6h às 20h, com recomendação de limitar o público a até 25% da capacidade total.
Cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas podem ampliar funcionamento das 11h às 19h para 6h às 20h, com recomendação de limitar o público a até 25% da capacidade total, com distanciamento e controle de acesso.
Restaurantes e lanchonetes podem ter atendimento presencial e ampliar funcionamento das 11h às 19h para 6h às 20h, com recomendação de limitar o público a até 25% da capacidade total.
Salões de beleza e cabeleireiros podem ampliar funcionamento das 11h às 19h para 6h às 20h, com recomendação de limitar o público a até 25% da capacidade total.
Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem ampliar funcionamento das 11h às 19h para 6h às 20h, com recomendação de limitar o público a até 25% da capacidade total.
Academias, clubes e centros esportivos podem ampliar funcionamento para operar ininterruptamente das 6h às 20h, com recomendação de limitar o público a até 25% da capacidade total, e apenas para atividades físicas individuais agendadas.
Parques mantém horário de funcionamento, das 6h às 18h.
Bares não estão liberados para ter atendimento presencial, mas, podem operar como restaurantes (público sentado, serviço de alimentos para acompanhar bebidas) – neste caso, devem seguir as regras de restaurantes, com recomendação de 25% da capacidade.
Toque de recolher das 20h às 5h.
____________
Fonte: PMM