Iniciativa visa resgatar e eternizar narrativas de vinte locais do município, além de oferecer programas ambientais, culturais e de entretenimento
Santo André é um município que possui mais de 160 favelas – ou núcleos habitacionais, como também são conhecidas. A existência, história e realidade de diversas comunidades ainda são de desconhecimento de uma parcela significativa da população, especialmente de quem vive longe desses locais. Para promover o resgate da memória histórica de algumas comunidades, o MDDF (Movimento de Defesa dos Moradores de Núcleos Habitacionais de Santo André) está lançando a TV Web das Favelas.
A estreia do canal, que é uma TV disponibilizada na internet, será nesta quarta-feira (28), às 20h, no Facebook e canal do YouTube da instituição.
A iniciativa tem como objetivo principal eternizar a origem, vivências e acontecimentos de vinte comunidades do município, entre elas o núcleo Gamboa (Paraíso), núcleo Ipiranga (Parque João Ramalho) e núcleo Gonçalo Zarco (Vila Aquilino).
As narrativas são contadas por lideranças comunitárias, que compartilham dificuldades, alegrias, tristezas, superações e momentos marcantes. Muitos dos entrevistados chegaram no início da construção das comunidades e puderam acompanhar de perto toda a resistência e luta dos moradores para ter direito à moradia.
“Quando a gente consegue produzir esse tipo de trabalho, levando informação e gerando uma rede de conhecimento, o olhar das pessoas para as comunidades é diferente”, afirma a presidente do MDDF, Josenilda Silva.
A TV Web das Favelas é um projeto financiado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura. Além do quadro de entrevistas, a ação inclui na sua grade programas sobre meio ambiente, educação física e brincadeiras para crianças. Um curso básico de formação em audiovisual e oficinas de produção de cenários também contemplam a iniciativa.
A TV on-line já está disponível no canal do YouTube do MDDF, por meio do link https://bit.ly/2QUWPOh.
Conheça mais sobre o MDDF em www.mddf.org.br
________________________
Fonte: MDDF