
A IQVIA atuará na captação de parceiros e oportunidades de novos ensaios clínicos para a Faculdade de Medicina do ABC, cuidando para que os estudos respeitem regras de segurança, de boas práticas clínicas, assim como as legislações correspondentes. Para isso, serão realizadas avaliações periódicas para examinar as instalações e os processos de trabalho da FMABC, a fim de garantir que estejam em conformidade com as leis brasileiras e regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do FDA (Food and Drug Administration) – órgão responsável pelo controle de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos – e demais diretrizes internacionais.
Os ensaios clínicos disponibilizados pela IQVIA à FMABC observarão requisitos orçamentários e dos patrocinadores, assim como possíveis conflitos de interesse, necessidade de pacientes e capacidade de inclusão, disponibilidade de especialistas, investigadores e funcionários experts em áreas determinadas. A multinacional também atuará na colaboração para o diagnóstico de processos e sugestões de melhorias que impactem nos resultados dos projetos, fornecendo treinamentos e consultoria sobre padrões de qualidade e técnicas de recrutamento de pacientes com eficiência.
Os dados obtidos pela Faculdade de Medicina do ABC nos estudos clínicos serão compartilhados com a IQVIA mediante anonimato dos pacientes e levando em consideração a proteção dos direitos, da segurança e do bem-estar.
Conforme o acordo de colaboração, não há retribuição financeira entre FMABC e IQVIA. Trata-se de um contrato de cooperação científica, cujos ensaios clínicos desenvolvidos serão patrocinados pelas indústrias contratantes.
IQVIA
A IQVIA é considerada uma das maiores fontes de dados de saúde com curadoria do mundo, com métodos inovadores de proteção de privacidade. Especialista em análises avançadas projetadas para a saúde e detentora de métodos científicos e tratamento de dados pioneiros, a empresa é reconhecida mundialmente pela liderança tecnológica, que garante acesso em tempo real às informações, e por fornecer ferramentas que permitem maior rapidez na tomada de decisões.