O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, estará presente, entre os dias 5 e 7 de novembro, no World Travel Market London (WTM Londres), o mais influente evento de viagens e turismo do mundo, que acontece na capital inglesa.
Em parceria com a Secretaria de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo e a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, a Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato, fará parte do estande do Brasil, ativação da Embratur na feira.
“Estamos muito orgulhosos de levar o Mercadão, como ponto turístico e gastronômico de São Paulo, representando o Brasil neste evento de relevância global, que reúne as principais lideranças do setor de turismo e viagens do mundo todo. É uma oportunidade única de fortalecer nossa marca e estabelecer novos laços com mercados internacionais”, afirma o CEO da Mercado SP, Aldo Bonametti, que irá representar o Mercadão no evento.
A equipe da Mercado SP também irá visitar o icônico Borough Market, mercado de alimentos por atacado e varejo no bairro de Southwark e um dos chamados “Os Sete Magníficos”. Ele é um dos mais antigos mercados de alimentos da cidade. Sua existência foi mencionada pela primeira vez em 1276, embora o próprio mercado declare que exista desde 1014.
“Conhecer de perto alguns mercados tradicionais nos permite expandir nossas perspectivas sobre o que significa ser um centro de gastronomia e cultura. Nosso objetivo é fortalecer a imagem do Mercadão como um destino não só para os paulistanos, mas para turistas de todo o mundo, com uma oferta única de produtos, experiências e uma conexão genuína com a tradição do mercado”, conclui Aldo.
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.
______
Fonte: Agência Pub