Passageiros poderão incluir o descarte de eletrônicos e pilhas sem utilidade em seus deslocamentos diários. Ao todo, 10 estações das linhas 1 (azul), 2 (verde), 3 (vermelha) e 15 (prata) receberão os coletores da Green Eletron e da Coopermiti
Como parte da Virada Sustentável 2021, festival de sustentabilidade que acontece em toda a cidade de São Paulo, o Metrô, em parceria com Green Eletron (maior gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas) e Coopermiti (Cooperativa de Trabalho, Produção, Reciclagem e Gestão de Resíduos Sólidos), disponibiliza coletores de desses tipos de itens em dez estações, entre os dias 2 e 22 de setembro, para que os passageiros possam entregar itens que não possuem mais utilidade, com segurança, garantindo uma destinação ambientalmente adequada .
A ação acontece nas estações Vila Prudente, Jabaquara, Sé, Tucuruvi, Paraíso, Barra Funda, República, Tatuapé, Clínicas e São Mateus, onde os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) ficarão instalados, o que permite que os usuários do transporte incluam essa ação sustentável no seu dia a dia, sem grandes esforços. Poderão ser descartados produtos de pequeno e médio porte, como computadores, celulares, cabos, carregadores, pilhas alcalinas, secadores de cabelo, console de videogame, entre outros.
Segundo relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou em 2019 mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos (uma quantidade equivalente a 10,2 kg por pessoa), com estimativas de que menos de 3% deste volume tenha sido reciclado, o que torna a ação ainda mais relevante.
Com 44,7 milhões de toneladas de aparelhos elétricos e eletrônicos sem utilidade para a população, equivalente ao descarte mundial, seria possível gerar R$252 bilhões com novas matérias-primas para diferentes indústrias, o potencial econômico desperdiçado é imenso. Também é possível reduzir a quantidade de CO2 emitida na atmosfera ao reciclá-los. A ação vem para ajudar a transformar essa realidade em conjunto com outros esforços semelhantes acontecendo no mundo.
Em 2020, coletores da Green Eletron foram instalados nas estações Barra Funda, Sé, Vila Prudente, Tucuruvi, Jabaquara e Clínicas, também com apoio da Virada Sustentável. A campanha fez parte do calendário de comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico e contou com grande adesão dos usuários do metrô, recolhendo cerca de 1,6 tonelada de resíduos .
Serviço
Coleta de eletrônicos sem utilidade
Data: 2 a 22/9
Horário: durante o funcionamento das estações
Local: estações do Metrô – Vila Prudente, Jabaquara, Sé, Tucuruvi, Paraíso, Barra Funda, República, Tatuapé, Clínicas e São Mateus
Sobre a Green Eletron
A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas. A organização sem fins econômicos ou lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/2010 PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Green Eletron criou um sistema coletivo para gerenciar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.
Sobre a Virada
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolvendo articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. O festival tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes. O evento, que pelo segundo ano promove atividades em formato híbrido, acontece por meio de intervenções em diversas áreas da cidade de São Paulo e em plataformas virtuais, com programação completamente gratuita que apresenta instalações, projeções, grafites, performances, teatro, programação de bem-estar, além do Fórum Virada Sustentável.
A Virada Sustentável é apresentada pelo Ministério do Turismo e Braskem via Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, Pátria Amada Brasil e pelo PROAC, Programa de Ação Cultural São Paulo, com realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo. Tem patrocínio master da Isa Cteep, patrocínio da Ambev, Gerdau, co patrocínio de Electrolux, Liberty Seguros, Mercado Livre, Novelis, Tetra Pak e apoio das empresas Ball, Deloitte, Instituto Center Norte, Instituto Vedacit e ValGroup. Além da co-realização com a Prefeitura de São Paulo e parceria com Estadão, Eletromidia, Ótima e Metrô SP.
Sobre a Coopermiti
A Coopermiti, cooperativa sem fins lucrativos conforme a Lei 5.764/71, é uma central de triagem de resíduos eletroeletrônicos pioneira no Brasil a ser conveniada com um órgão de gestão pública para essa finalidade, e que também atua na triagem dos resíduos recicláveis secos. Com um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente implantado e implementado em conformidade com as normas ambientais, desenvolve e opera soluções para o desfazimento do lixo eletroeletrônico e dos resíduos recicláveis secos, utilizando-se desse processo para realizar um trabalho de inclusão social, inclusão digital, capacitação, educação ambiental e cultura
Todo material recebido ou coletado após triagem é destinado, reciclado ou reutilizado, gerando renda aos cooperados e proporcionando doações.
O material chega à Coopermiti através de entrega voluntária em nossas sedes, Matriz e Filial, coleta agendada por telefone ou pelo formulário em nosso website, e recolhimento dos materiais nos PEVs (pontos de entrega voluntária de parceiros) para e-lixo espalhados em alguns pontos do município.
_________________________
Fonte: Ecomunica