O Metrô de São Paulo finalizou as escavações do trecho sul do túnel de interligação entre as estações Consolação, na Linha 2-Verde, e Paulista, na Linha 4-Amarela. Com cerca de 8 metros de extensão e 7,42m de diâmetro, a seção escavada, sentido Consolação, por baixo da via 1 da Linha 2-Verde, resultou em cerca de 180 metros cúbicos de terra retirada.
No trecho norte do túnel, sentido Paulista, cerca de 47% das escavações já foram realizadas, com 1.520m³ de terra removida. Ao todo, aproximadamente 50% das obras civis de toda a extensão do túnel, com 90 metros, avançaram, com mais de 4 mil m³ de terra sendo retirada, além da aplicação de 880 m³ de concreto e 52 toneladas de aço.
Desafios da Obra
A obra, localizada no encontro das avenidas Paulista e Consolação, uma das áreas mais movimentadas de São Paulo, enfrenta desafios devido ao espaço reduzido e às restrições para movimentar equipamentos pesados, exigindo planejamento rigoroso. As escavações são feitas a partir de um poço de 31,5 metros de profundidade na Avenida Paulista, entre as ruas Consolação e Bela Cintra, que futuramente servirá para ventilação e exaustão do novo túnel
O túnel é escavado pelo método NATM (Método Austríaco de Túnel), que permite maior flexibilidade para lidar com diferentes condições geológicas. Antes da escavação, é feito o tratamento do maciço na periferia e na face do túnel para reduzir riscos, com monitoramento por instrumentação para avaliar o comportamento do solo e das estruturas vizinhas. Depois. o túnel é escavado em pequenos avanços e, em seguida, recebe suporte imediato, que é composto por concreto projetado, cambotas e tela.
Guindaste, autobetoneira, geradores, compressores, caminhão basculante e caminhão Munck, bombas de projetado, bomba à vácuo, escavadeira hidráulica e perfuratriz elétrica são alguns dos maquinários pesados utilizados. No total, mais de 80 pessoas estão envolvidas com os trabalhos.
Novo túnel deve agilizar transferências
Com capacidade estimada para até 18 mil passageiros por hora, o novo túnel subterrâneo vai melhorar o fluxo de pessoas entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela. A futura interligação deve reduzir congestionamentos e tornar as conexões mais rápidas.
O túnel, que terá 9,4 metros de comprimento por 6,32 de diâmetro, parte de um poço com 31,5 metros de profundidade, localizado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. No futuro, o local também será usado para ventilação e exaustão do túnel.
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*Com informações: Agência SP