Em cartaz no MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a exposição “A alma humana, você e o universo de Jung” oferece programação paralela gratuita repleta de masterclasses, conversas e oficinas. A mostra, inaugurada em 20 de novembro, é um contundente convite ao autoconhecimento, a partir de experiência simbólica pela cosmovisão de Carl Gustav Jung (1875 -1961), psiquiatra suíço criador da psicologia analítica.
Além de visitar as mais de 20 instalações que fazem um convite ao autoconhecimento, o visitante poderá participar de um ciclo de materclasses e conversas mediadas pela idealizadora da mostra, Luciana Branco. Os primeiros encontros acontecem nos dias 22 e 23 de novembro, sábado e domingo, com entrada gratuita – retirada de ingresso na bilheteria do Museu com 1h de antecedência:
Sábado, 22.11
Masterclass: Crise ecológica: como Jung pode nos ajudar? – com Leonardo Boff (teólogo e integrante da comissão responsável pela publicação da Obra Completa de C.G. Jung no Brasil)
Horário: 10h
Local: Auditório MIS (172 lugares)
Conversa: Os sonhos como guia, – com Waldemar Magaldi Filho (IJEP) e Carmen Parise (AJB)
Horário: 14h
Local: Auditório MIS (172 lugares)
Conversa: Jung e Steiner – Um encontro imaginário – com Luciana Antonioli (IJEP) e Karina Brancher (Weleda)
Horário: 15h
Local: Auditório MIS (172 lugares)
Conversa: Sintomas: um chamado da Alma, com Ajax Salvador (IJEP) e Victor Stirnimann (Instituto C.G.Jung de Zurique)
Horário: 16h
Local: Auditório LABMIS (64 lugares)
Domingo, 23.11
Masterclass: Jung, uma cosmovisão a partir do inconsciente – com Waldemar Magaldi Filho (IJEP)
Horário: 10h
Local: Auditório MIS (172 lugares)
Sobre a exposição
Em 2025, comemoram-se os 150 anos de nascimento de Carl Gustav Jung, cuja obra revela um pensador interessado em diferentes culturas e tradições. Ao longo de 85 anos, o suíço visitou mais de 15 países em busca de conhecer a alma humana. Foi esse interesse que deu origem ao conceito de inconsciente coletivo, de onde parte toda a psicologia junguiana e que a difere, já na origem, do pensamento freudiano.
“O tema da saúde mental nunca foi tão urgente, e todas as vertentes que tratam do assunto são unânimes em afirmar que o autoconhecimento é passo fundamental para uma vida com saúde integral”, afirma a idealizadora Luciana Branco, que convidou os fundadores do IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, Waldemar Magaldi Filho e Simone Magaldi, estudiosos do tema há 40 anos, para assinar a curadoria do conteúdo.
Em 550m2 de espaço expositivo, o visitante vai percorrer a psique humana de forma simbólica e imagética, por meio de instalações criadas para dialogar em três diferentes dimensões: a pedagógica, já que os conceitos criados ou trabalhados por Jung serão explicados de forma acessível; a sensorial, tendo em vista que cada instalação artística pode provocar sensações no visitante; e ainda a provocativa, já que sempre haverá uma pergunta convidando o público à introspecção, movimento necessário para o autoconhecimento.
A exposição é uma realização do hub de comunicação [ EM BRANCO ], com curadoria do IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, com parceria da Weleda, apoio institucional da Editora Vozes, Instituto Focus Têxtil, Associação Junguiana do Brasil, Tigor, Treehouz, Double Cultura, Consulado-Geral da Suíça e apoio de mídia do UOL e JCDecaux.
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Goodstorage, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Volkswagen, EAÍ?! Marketing, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.
Serviço | Exposição “A alma humana, você e o universo de Jung”
Data: a partir de 20 de novembro
Local: MIS – Avenida Europa, 158 – Jd. Europa – São Paulo
Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Ingressos: terças-feiras: gratuito; de quarta a domingo: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia); nas terceiras quartas-feiras do mês, a entrada também é gratuita, por uma parceria com a B3.
Classificação: livre
________
Fonte MIS
