No dia 18 de janeiro, às 14h, o MIS realiza uma sessão gratuita do filme nacional “Nise: o coração da loucura”, drama biográfico de Roberto Berliner, baseado em um período da vida da psiquiatra Nise da Silveira, interpretada por Glória Pires. O evento faz parte da programação especial do Museu em diálogo com a exposição em cartaz “A alma humana, você e o universo de Jung“. Além da exibição do filme, o fim de semana dos dias 17 e 18 ainda conta com masterclasses e conversas temáticas, todas com entrada franca. Confira, abaixo, a programação completa!
17 de janeiro, sábado
10h | Masterclass “Nise e o estranho: outros caminhos para a individuação da loucura e da diferença”, com Gustavo Pessoa
Local: Auditório LABMIS
O tema do doutorado de Gustavo Pessoa é ponto de partida desta masterclass, que busca levar os participantes a enxergarem o mundo a partir das perspectivas de Jung e da Dra Nise da Silveira. Médica psiquiatra brasileira, Nise revolucionou o tratamento de pacientes psiquiátricos em hospitais no Brasil e tem sua obra retratada na exposição “A alma humana, você e o universo de Jung”.
Sobre o palestrante
Gustavo Pessoa é psicólogo clínico, membro analista da SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica) e da IAAP (Associação Internacional de Psicologia Analítica, na sigla em inglês) e doutorando no Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP.
15h | Masterclass “Fofoca, cancelamento e fake news: o que isso tem a ver com contágio psíquico?”, com Leonardo Torres
Local: Sala de Cursos
A masterclass abordará como emoções e ideias se propagam em grupos, especialmente na era digital, analisando a “loucura das massas” através de lentes arquetípicas e da psicologia dos inconscientes.
Sobre o palestrante
Leonardo Torres é doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UNIP. É especialista em Psicologia Junguiana e Psicossomática pelo IJEP. É membro analista didata pelo IJEP. É autor do livro “Contágio psíquico: a loucura das massas e suas reverberações na mídia” (editora Eleva Cultural).
18 de janeiro, domingo
10h | “Mandala e sincronicidade” – Masterclass e análise de mandalas, com Simone Magaldi, Luciana Antonieli e Dulce Kurauti
Local: Auditório LABMIS (65 lugares)
Neste encontro, a especialista Simone Magaldi vai explicar o conceito de sincronicidade, o simbolismo das mandalas e, em parceria com Luciana Antonieli, vai ampliar simbolicamente algumas mandalas, à título pedagógico.
Sobre as palestrantes
Simone Magaldi é pedagoga, filósofa e analista especializada em Psicologia Junguiana pela UNAERP É mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e doutora em Ciências da Religião pela UMESP. É membro didata, diretora e fundadora do IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. É autora dos livros “Ordem e caos: uma visão transdisciplinar” e “Pitágoras, o mestre de Samos”, ambos lançados pela editora Eleva Cultural.
Luciana Antonioli é médica pediatra, com formação em Medicina Antroposófica, especialista em Psicologia Junguiana e mestre em Comunicação Humana e Saúde pela PUC-SP. É membro analista do IJEP.
Dulce Kurauti é analista em formação pelo IJEP.
14h | Exibição do filme “Nise: o coração da loucura”
Local: Auditório LABMIS
Em diálogo com a exposição “A alma humana, você e o universo de Jung“, o MIS realiza uma exibição do filme “Nise: o coração da loucura” (2015), drama biográfico de Roberto Berliner, baseado em um período da vida da psiquiatra Nise da Silveira, interpretada por Glória Pires. Trabalhando em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro na década de 1940, ela se recusa a adotar métodos violentos no tratamento de pacientes com esquizofrenia. Isolada pelos colegas, Nise assume o Setor de Terapia Ocupacional e começa a tratar seus pacientes com empatia, amor e arte — incentivando a expressão criativa e descobrindo talentos escondidos por trás dos diagnósticos.
Na exposição do MIS, o visitante pode conhecer o trabalho integrado da psiquiatra brasileira com Jung.
—
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e MIS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac. O MIS tem patrocínio institucional da Livelo, Vivo, Goldman Sachs, Ituran e Goodstorage e apoio institucional das empresas Delboni, EAÍ?! Marketing, Unisys, Volkswagen, Unipar, Campari, Colégio Albert Sabin, PWC, Telium, Kaspersky e Play Audiovisual.
