Vinte empresas de Santo André participarão deste projeto, que tem o objetivo de potencializar os negócios da cidade, criar empregos e incentivar as exportações para o país vizinho
Há 15 anos a economia colombiana vem em contínuo crescimento, tornando-se uma das mais promissoras da América Latina. Após acordo de paz estabelecido em 2016 entre o governo e as FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia –, o país tem como perspectiva manter-se em constante evolução financeira.
Atentas às oportunidades do mercado colombiano, empresas do Grande ABCD ingressaram no projeto Missão Santo André Colômbia, promovido pela Prefeitura de Santo André em conjunto com a Tec Mobile, ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André –, CIESP – Centro de Indústrias do Estado de São Paulo – e Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A missão acontece nos dias 5 e 6 de junho, quando serão realizados encontros de negócios e eventos com empresas colombianas.
O objetivo dos organizadores é estimular o crescimento financeiro e gerar oportunidades de empregos na região. A divulgação da missão foi feita em fevereiro passado e teve grande procura dos empreendedores locais. Aproximadamente 180 empresas se inscreveram, 20 foram selecionadas, abrangendo segmentos variados, desde fabricantes de equipamentos para construção civil até startups, como o aplicativo Filho sem Fila.
“Estamos muito confiantes com o trabalho dos organizadores, pois está bem consistente. Fazer parte da Missão Santo André Colômbia é bastante interessante, pois nos referencia ao mercado daquele País. Seguimos sob a análise da ACISA e de outros parceiros da Colômbia, assim como players do Brasil que já possuem negócios por lá”, declarou o CEO do aplicativo, Leo Gmeiner. “Estou entusiasmado com as chances de aproximar o Filho sem Fila de um novo mercado internacional e ajustar nosso produto para o setor educacional colombiano”.
Para o sócio-diretor da Tec Mobile e criador da ação, Evandro Barros, a Missão Santo André Colômbia também visa estimular a retomada econômica do Brasil, e enfatiza que as empresas que estão neste projeto possuem grandes chances de abrir novos negócios na Colômbia, uma vez que solucionam problemas existentes no país vizinho. “Acreditamos que todos os envolvidos são grandes apostas de sucesso lá fora, pois a Colômbia acaba de encerrar 50 anos de guerra civil e está em franco crescimento”, explicou Barros.
Na Colômbia, os empresários brasileiros terão encontros com agentes locais e com empresas previamente selecionadas que demonstraram interesse nos produtos ou serviços das empresas brasileiras. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o comércio bilateral entre os dois países cresceu 165% entre 2005 e 2014.
Sobre o Filho sem Fila
O aplicativo foi idealizado e desenvolvido em 2013, a partir da necessidade de um pai, Leo Gmeiner, que identificou um método de perder menos tempo durante esta rotina diária, além, é claro, de manter os alunos e os pais mais seguros. O Filho sem Fila é o primeiro aplicativo a proporcionar segurança e agilidade a alunos, pais e equipes escolares durante a saída.
Atende mais de 120 escolas em todo o País, e está presente em 12 Estados e 45 cidades, nas quais promove economia de cerca de 30 horas/ano para cada pai que utiliza o sistema diariamente. Atualmente, são aproximadamente 30 mil alunos e 50 mil pais ou responsáveis usuários do sistema.
Alguns números:
Redução de 50% do tempo total de saída de alunos
Ganho de 30 horas/ano por pai
Cerca de 90 mil usuários entre alunos e responsáveis
Mais de 1,6 milhão de chamados de alunos
Mais de 400 mil horas economizadas