O Parque Central, em Santo André, será palco neste sábado (25) da primeira edição do ano do programa Moeda Pet. Das 9h às 13h, moradores poderão trocar um quilo de garrafa PET por um quilo de ração para cães e gatos, em um sistema prático de drive-thru.
“Neste ano, vamos expandir o Moeda Pet para outros locais, descentralizando ainda mais o programa. Ele já ocorre em algumas comunidades periféricas da cidade, mas a ideia é que a ação chegue aos 30 locais onde acontece o programa Moeda Verde, que troca recicláveis por hortifrúti”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.
Para participar, é necessário levar garrafas PET limpas e secas. Um quilo de garrafa PET equivale, em média, a 20 garrafas de dois litros, 25 de um litro ou 36 de 600 mililitros. Cada pessoa, identificada pelo CPF, pode trocar até três quilos de ração.
Em 2023, o programa registrou a participação de mais de 2,5 mil moradores, que entregaram cerca de 250 mil garrafas plásticas. A ação resultou na distribuição de aproximadamente 12,5 toneladas de ração.
Desde o início do programa, em 2019, quase 1,3 milhão de garrafas PET foram recicladas, contribuindo para aumentar a vida útil do Aterro Sanitário Municipal e gerar renda para trabalhadores que atuam na separação e venda de materiais recicláveis. Nesse período, foram distribuídas 65 toneladas de ração.
O Moeda Pet é realizado pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), com o apoio do Dr. Hato Hospital Veterinário.