A cidade de Santo André marcou presença na COP29, o maior evento mundial sobre mudanças climáticas, apresentando o Programa Moeda Verde como exemplo de boas práticas sustentáveis. O painel, realizado neste sábado (16) no Pavilhão Brasileiro em Baku, Azerbaijão, destacou experiências de governança local e contou com a participação de outros municípios, como Goiânia, Paragominas e São Paulo.
“Exportar boas práticas nunca foi tão real quanto agora, com nossa participação na COP29. Santo André é exemplo global em ações ambientais, e temos orgulho de compartilhar resultados positivos como o Moeda Verde”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Desde 2017, o Moeda Verde já recolheu mais de 1,7 mil toneladas de resíduos recicláveis, distribuindo mais de 340 toneladas de alimentos em troca. A iniciativa, presente em 28 comunidades, promove a sustentabilidade por meio da troca de resíduos por hortaliças e frutas, beneficiando mais de 100 mil andreenses.
Além do Moeda Verde, Santo André apresentou os projetos Santo André 500 Anos, Reaproveitamento de Recursos Hídricos no Parque Guaraciaba e Renaturalização do Córrego GE, reforçando seu compromisso com soluções baseadas na natureza.
Em 2024, a COP29 aborda ações de financiamento climático, definindo recursos que países desenvolvidos deverão investir em economias de baixo carbono. O evento é um marco para a transição global rumo à sustentabilidade, preparando o Brasil para sediar a COP30 em Belém, Pará, em 2025.
A apresentação completa do painel está disponível no canal da Apex Brasil no YouTube.