Moradores de Mauá têm até esta sexta-feira (19) para se inscrever nos cursos gratuitos de Soldador e Caldeireiro, oferecidos pelo SESI em parceria com a Petrobras e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A iniciativa integra o programa Autonomia e Renda, que contempla cerca de 40 municípios, incluindo Mauá.
>>mais notícias: Mauá
O curso de Caldeireiro terá duração de sete meses, com carga horária de 548 horas/aula, e prepara o aluno para atuar na montagem e reparo de estruturas metálicas. A qualificação possibilita atuação em setores como indústria metalúrgica e mecânica, construção civil, energia, petróleo e gás, siderurgia, entre outros.
Já o curso de Soldador terá duração de cinco meses, com 360 horas/aula, e capacita o participante para realizar soldagens de alta qualidade em aço carbono e aço de baixa liga. O profissional formado poderá atuar em indústrias metalúrgicas, construção civil, obras pesadas, setor automobilístico, petróleo e gás, indústria naval, energia e fabricantes de máquinas e equipamentos.
Para participar é necessário ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo. As aulas estão programadas para ocorrer entre abril e novembro de 2026.
As vagas são prioritárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para se inscrever, é necessário estar cadastrado no CadÚnico, apresentar declaração de isenção do Imposto de Renda e comprovar renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 660. Para mulheres com filhos de até 11 anos e 11 meses, o valor do benefício será de R$ 858 mensais.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.autonomiaerenda.com.br ou presencialmente na unidade do SENAI, localizada na Rua Luiz Lacava, 202 – Vila Bocaina, das 8h às 19h.
A seleção dos alunos será feita por meio de sorteio, com formação de cadastro reserva.
_____
Fonte: PMM
