A nova tendência gastronômica conhecida como “morango do amor” — uma adaptação da tradicional maçã do amor — tem gerado impacto positivo para os produtores de morango do estado de São Paulo. A fruta, que já registrava crescimento de 14,2% na produção entre 2023 e 2024 na região de Campinas, ganhou ainda mais destaque com a popularização da receita nas redes sociais, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
>>mais notícias: Economia
Agricultores comemoram novo nicho de mercado
O agricultor João Vicente Cordeiro, de Jarinu (região de Campinas), que cultiva morangos desde 1989, afirma que a novidade abriu novas oportunidades de venda:
“O morango do amor é novidade para mim. Tem algumas encomendas de morangos selecionados. Ajuda um pouco na distribuição da produção. O morango é uma planta que dura bastante tempo, fica mais fácil”, comenta.
No ano passado, a produção de morango em Campinas atingiu 3,2 mil toneladas, ficando atrás apenas da região de Sorocaba, que registrou 4,7 mil toneladas em 2024.
Demanda crescente e colheita acelerada
Com a popularização do doce, comerciantes passaram a buscar morangos graúdos e uniformes diretamente com os produtores, o que aumentou o ritmo de colheita e seleção das frutas.
“Com o morango do amor, os produtores acharam um novo nicho temporário de mercado. O morango ficou mais selecionado”, afirma André Barreto, extensionista da Diretoria de Assistência Técnica Integrada (CATI) de Jarinu.
Apoio técnico da CATI Regional
A CATI Regional desempenha papel essencial no apoio à agricultura paulista, oferecendo assistência técnica desde o plantio até a comercialização.
“A CATI contribui com os produtores rurais de morango com boas práticas agropecuárias, desde o plantio até a venda”, explica Barreto.
O órgão também auxilia com certificações como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e a Declaração de Aptidão ao Feap (DAF), que habilitam o agricultor a acessar linhas de crédito e incentivos governamentais.
____________
Fonte: Agência SP
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação