A principal data para os motéis, o Dia dos Namorados (12), está abaixo da expectativa. Empresário do setor estima que a taxa de ocupação deve ser igual ou abaixo à registrada no mesmo período do ano passado. Os encontros românticos não escapam à inflação e ao aumento do desemprego, segundo a justificativa.
Para o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), a preocupação tem fundamento. “As pessoas estão ávidas por sair, mas está tudo mais caro, um passeio, um presente, tudo tem de ser planejado. A conta fica sempre para o empresário, que não consegue repassar os custos. No caso dos motéis, a saída é usar a criatividade com a gastronomia e decoração”, sugere.
O proprietário do Ramsés Motel, de São Bernardo, Diego Moreno Bianchi, disse que o Dia dos Namorados neste ano será semelhante ou pior do que o do ano passado. “Este ano tivemos uma queda com referência vertical mês a mês entre 15% a 20% no faturamento. A nossa preocupação é que o Dia dos Namorados seja semelhante”, acrescentou.
A esperança, entretanto, é aproveitar a expertise, segundo Moreno. O Motel Ramsés foi inaugurado há 18 anos, conta com 20 quartos e 22 colaboradores. Moreno antecipa que estão em construção outros 10 quartos. De acordo com ele, o faturamento teve uma leve melhora em maio.
“A data é considerada o grande termômetro do setor. Em geral, na ocasião, os consumidores que não são usuários do serviço costumam ir! Por isso, precisamos estar prontos para recebê-los e demonstrar uma ótima experiência de hospitalidade e também gastronômica. Desta maneira, conseguimos quebrar tabus e cativar novos públicos nessa data, que é muito importante no nosso calendário”, revela o empresário.
Ele disse que vai programar promoções como pacotes focados para quem busca experiência romântica como decoração e atendimento diferenciado, com brindes especiais.
Sobre a comemoração oficial ser em uma segunda-feira, o empresário disse que não atrapalha porque os clientes procuram fazer a programação no fim de semana.
“Há aqueles que têm preferência em comemorar na própria data, independentemente de ser um dia útil. Como somos um estabelecimento tradicional, estamos com procura para o fim de semana e para o dia mesmo”. Segundo o empresário, o estabelecimento atende 24 horas, com funcionamento de serviço de cozinha.
Sobre o Sehal
Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.
Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com datashow, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.
_____________________
Fonte: Atual Imagem Comunicação