Close Menu
    What's Hot

    Santo André publica edital para acordos de antecipado de precatórios

    14/11/2025

    Primeira-dama de Santo André, Jessica Roberta promove ação social com crianças da Instituição Dr. Klaide no Banco de Alimentos

    14/11/2025

    Aulão Kids de Discotecagem anima domingo em Mauá

    14/11/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Notícias - Mulheres na ciência: histórias inspiradoras de pesquisadoras da USCS
    Notícias

    Mulheres na ciência: histórias inspiradoras de pesquisadoras da USCS

    Em 11 de fevereiro, USCS destaca o papel feminino na pesquisa e inovação
    ABC AGORABy ABC AGORA10/02/20254 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Mulheres na ciência histórias inspiradoras de pesquisadoras da USCS
    Mulheres na ciência histórias inspiradoras de pesquisadoras da USCS
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da descoberta dos elementos Polônio e Rádio por Marie Curie, que conquistou os Prêmios Nobel de Física e da Química (1903 e 1911), ao sequenciamento da amostra do vírus do primeiro brasileiro diagnosticado com SARS-CoV-2 em apenas 48 horas (2020) por Ester C. Sabino, as mulheres participam ativamente da ciência. No dia 11 de fevereiro, dedicado às mulheres e meninas na ciência, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) traz a palavra de alguns nomes que compõem sua comunidade nas áreas de pesquisa e ciência.

    Mulheres na ciência histórias inspiradoras de pesquisadoras da USCS
    Mulheres na ciência histórias inspiradoras de pesquisadoras da USCS

    Diferentes motivações levam essas meninas e mulheres a começar suas carreiras na pesquisa e seguirem contribuindo para o avanço da sociedade. Para a Profª. Dra. Sheila de Oliveira G. Mateos, que alcançou o título acadêmico de PhD, o mais alto título acadêmico recebido por um indivíduo, o sonho veio desde cedo: “Desde a graduação, sentia um forte desejo de me tornar pesquisadora. Minha trajetória começou em uma grande empresa de diagnóstico clínico, onde tive a oportunidade de crescer e liderar projetos importantes em diferentes estados do Brasil. Após uma década de aprendizado, decidi seguir meu verdadeiro propósito: contribuir diretamente para o avanço da ciência. Fiz meu doutorado, e simultaneamente um curso de elaboração de projetos nos EUA e, ao retornar, assumi a coordenação de um projeto internacional. Cada etapa foi essencial para construir a base que me trouxe até aqui”. Sheila atua como docente e pesquisadora na USCS na área de Pesquisa Clínica e Inovação.

    Segundo dados da Unesco de 2023, as mulheres representam 33,3% em todo o mundo, sendo que somente 12% delas são membros de academias científicas nacionais. Nas áreas de tecnologia e inovação, a presença de pesquisadoras é menor: a cada cinco profissionais, uma é do sexo feminino. Conhecida, dentre suas diversas contribuições para a ciência, por ter realizado o sequenciamento de uma amostra do primeiro brasileiro diagnosticado com SARS-CoV-2 em apenas 48 horas, a Profª. Dra. Ester Sabino enxerga duas principais dificuldades das meninas e mulheres na ciência: “Eu acho que há dois problemas principais: o primeiro é sobre as meninas, desde cedo, acharem que não têm a mesma capacidade dos homens, o que faz com que elas nem pensem em fazer ciência. Além disso, na vida mesmo, no trabalho, sempre há uma diferença, uma maior dificuldade de a mulher ter cargos administrativos ou mais elevados, e isso acaba fazendo com que poucas mulheres tenham as bolsas mais altas do CNPQ, ou sejam diretoras de faculdades ou até reitoras, por exemplo.”, explica. Ester é docente e pesquisadora na área de Inovação da USCS.

    O termo “Cientista” se refere a profissional que investiga e estuda fenômenos naturais, sociais, tecnológicos ou médicos, desenvolvendo conhecimento científico para avançar o saber em áreas específicas. Assim, cabe destacar que cientistas não estão somente na área da saúde ou em laboratórios, mas nos estudos das mais diversas áreas. “A pesquisa é fundamental na saúde, impulsionando novas terapias e prevenindo doenças; na engenharia, criando tecnologias inovadoras e sustentáveis; nas ciências sociais, compreendendo dinâmicas sociais complexas fornecendo subsídios para a vida em sociedade; ou nas artes e humanidades, enriquecendo nossa compreensão da cultura e da história. A pesquisa nos permite questionar o status quo, gerar conhecimento original e, em última análise, melhorar a qualidade de vida e o entendimento do mundo ao nosso redor. Ela é a espinha dorsal do progresso humano”, destaca a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da USCS, Profª. Dra. Maria do Carmo Romeiro.

    As pesquisadoras relatam que atuar em pesquisas é um trabalho recompensador e incentivam as mais jovens a vivenciar a realização de trabalhar em ações que fazem a diferença, tanto nas comunidades mais próximas de onde estão, quanto em todo o planeta. “Acreditar no poder da curiosidade e no potencial transformador de suas descobertas em prol da humanidade é essencial a todo pesquisador. Estereótipos e barreiras não resistem à determinação”, afirma Maria do Carmo. Sheila finaliza deixando uma mensagem às futuras pesquisadoras: “Acreditem no poder dos seus sonhos e no impacto que vocês podem causar no mundo. A ciência precisa da curiosidade, da sensibilidade e da força das mulheres para crescer e se transformar. Não tenham medo dos desafios — eles fazem parte do caminho, mas é justamente superando-os que descobrimos o quanto somos capazes. Busquem o que faz o coração de vocês vibrar, cercando-se de pessoas que inspirem e apoiem suas jornadas”.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    “Minha Peça, Minha História” destaca moda autoral em Diadema

    14/11/2025

    Dia de Finados em Santo André: programação completa, horários e serviços

    29/10/2025

    Alesp avança com reforma do Fundo de Aval estadual

    29/10/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Santo André publica edital para acordos de antecipado de precatórios

    ABC AGORA14/11/2025

    A Prefeitura de Santo André, por meio da Câmara de Conciliação de Precatórios, vinculada à…

    Primeira-dama de Santo André, Jessica Roberta promove ação social com crianças da Instituição Dr. Klaide no Banco de Alimentos

    14/11/2025

    Aulão Kids de Discotecagem anima domingo em Mauá

    14/11/2025

    “Minha Peça, Minha História” destaca moda autoral em Diadema

    14/11/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.