A Prefeitura de São Caetano do Sul finalizou no sábado (26/7) a programação especial de atendimentos em Neuropediatria, após cinco fins de semana. Das 720 consultas agendadas pela Secretaria de Saúde (144 por sábado), 226 não foram efetivadas por conta do não comparecimento do paciente, resultando no elevado índice de 31% de absenteísmo.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
No último dia foram 52 faltantes (36%). O paciente que falta a uma consulta agendada, além de impedir que outro morador seja atendido em seu lugar, prejudica o seu próprio tratamento e gera custos ao município.
No caso da ação especial de Neuropediatria, foi montada estrutura para atendimentos aos sábados no CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial), dentro do Hospital São Caetano – as consultas seguirão sendo realizadas de segunda a sexta-feira.
A ação teve o objetivo de ampliar o acesso de crianças e adolescentes da cidade à avaliação e acompanhamento especializado.
Foram atendidos pacientes com suspeita ou diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), deficiência intelectual e outras condições neurológicas e do neurodesenvolvimento.
“Essa ação estratégica integra os esforços da gestão municipal para garantir diagnóstico precoce, cuidado integral e acompanhamento contínuo às crianças com necessidades específicas de saúde, reforçando o compromisso com a inclusão, a equidade e o fortalecimento da rede de atenção especializada”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer.
Em junho, a Prefeitura aumentou a oferta de consultas médicas especializadas em mais 6.400 por mês, dentro do Programa Cuidar Bem + Saúde. Além da Neuropediatria, foram ampliados os atendimentos em Alergologia, Cardiologia, Cardiologia Pré-Operatória, Dermatologia, Dermatologia – Procedimentos, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.
________
Fonte: PMSCS | Texto: Mark Ribeiro/PMSCS