O Brasil voltou ao topo do pódio do FMX na Roça 2025, uma das principais competições de motocross estilo livre do país. Neste domingo (18), diante de um público estimado em mais de 15 mil pessoas que lotou o Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, em Atibaia, o piloto Nicolas Ferreira, de Coxim (MS), conquistou o título do evento.
Na bateria final, ele marcou, em sua segunda volta, 77,25 pontos, superando o chileno Javier Villegas, tricampeão, que teve 75,25 na primeira volta, mas abandonou na segunda devido a uma contusão. O terceiro lugar foi ocupado pelo experiente Gilmar Flores, o “Joaninha”, com 61,00 pontos.
Em sua décima edição, o FMX na Roça repetiu o sucesso dentro e fora da pista. Pilotos do Brasil, Chile e Argentina proporcionaram um show de habilidade e garra, com manobras de tirar o fôlego desde os treinos livres. E a apaixonada torcida de Atibaia e região soube retribuir, comparecendo em grande número e mostrando que a cidade é, sem dúvida, a capital nacional do FMX.
Neste domingo, nas finais, Nicolas manteve o excelente desempenho das classificatórias de sábado. Nas quartas de final, com os oito participantes, ele fechou em primeiro, totalizando 74 pontos, seguido de perto por Javier, que fez 72. Na final, no entanto, ele foi ainda melhor e marcou 77,25, assegurando seu primeiro título na competição. Javier, que marcou 75 na primeira volta, acabou desistindo na segunda após sentir uma contusão no joelho esquerdo, ocorrida nos treinos de sexta-feira.

“Estou sem palavras, na verdade. A gente sabe que o Javier é um piloto com nível excepcional. Ele foi campeão mundial, participou de várias temporadas do Red Bull X-Fighters, é uma figura renomada no mundo inteiro e piloto fixo do Nitro Circus. Essa vitória foi coisa de Deus, com certeza. Os planos são tentar manter o nível e, aliás, subir o nível para o ano que vem, novamente aqui no FMX na Roça, e tentar segurar o primeiro lugar para o Brasil”, destacou Nicolas.
Apesar da derrota, o sempre simpático Javier reconheceu que o dia era de Nicolas. “Nunca tinha perdido aqui, e hoje ele ganhou porque teve as melhores manobras. Eu me machuquei tentando igualar o nível dele e não consegui. O Nicolas está de parabéns e merece meu apoio. Agora é pensar no próximo ano e lutar para reconquistar o título”, declarou.
O FMX na Roça 2025 foi organizado e realizado pela Esporte Multiplataforma, com patrocínio de Kia, UNISA (Universidade de Medicina), BetEporte e Torra, além do apoio especial da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio das Secretarias de Turismo e de Esporte e Lazer.
Resultados 2025
- Nicolas Ferreira (BRA) – 77,25
- Javier Villegas (CHL) – 75,25
- Gilmar Flores “Joaninha” (BRA) – 61,00
- Kiko Loco (BRA) – 53,00
- Francis Navarro (ARG) – 47,00
- Pedro Nougalli (BRA) – 47,00
- Pablo Ferreira (BRA) – 41,00
- Caio Lopes (BRA) – 37,00
Histórico de títulos nas edições de Atibaia
- 2017 – Duelo de Motos em Atibaia – Javier Villegas
- 2019 – Duelo de Motos em Atibaia – Fred Kyrillos
- 2020 – Duelo de Motos em Atibaia – Kiko Silva
- 2021 – Duelo de Motos em Atibaia – Fred Kyrillos
- 2022 – Duelo de Motos em Atibaia – Javier Villegas
- 2024 – FMX Internacional – Javier Villegas
- 2025 – FMX na Roça – Nicolas Ferreira (BRA)
____________
Fonte: MBraga Comunicação
Fotos: @dlf.fotocorporativa