O Governo do Estado de São Paulo anunciou, na última sexta-feira (10), o projeto de construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que permitirá o tráfego de caminhões no sentido litoral. Atualmente, esse deslocamento é restrito à Via Anchieta. A nova pista contará com características geométricas diferenciadas, como rampas com inclinação média de 4% e maiores raios de curvatura horizontal, favorecendo a circulação de veículos pesados, como caminhões e ônibus.
A estrutura terá duas faixas de rolamento e um acostamento que poderá ser convertido em faixa de tráfego. “A grande diferença dessa pista está em sua geometria, que permitirá a descida de caminhões. Isso vai ajudar muito na subida e na descida para o litoral e também no trabalho de manutenção das vias do Sistema Anchieta-Imigrantes”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
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Com 21,5 quilômetros de extensão no trecho de serra, a nova pista incluirá 17 quilômetros de túneis e 4 quilômetros de viadutos. Um dos túneis terá aproximadamente 6 quilômetros, tornando-se o maior do Brasil. Estima-se que a capacidade de descida de veículos pesados no sistema será ampliada em 145%, atendendo também à crescente demanda do Porto de Santos, principal ponto estratégico da região.
Menor impacto ambiental
O projeto será composto 80% por túneis, minimizando o impacto ambiental durante a implantação da obra. Estudos técnicos buscam aproveitar caminhos de serviço já existentes e reduzir ao máximo a supressão de áreas vegetais. Além disso, cada túnel contará com um túnel de emergência paralelo, seguindo normas modernas de segurança, como combate a incêndios.
A nova pista terá início no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), com acesso pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021), e terminará no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, “com a nova terceira pista da Imigrantes, estamos dando um passo estratégico para o desenvolvimento logístico de São Paulo e do Brasil. Este projeto, que inclui o maior túnel do país, não só amplia em 25% a capacidade total do sistema, como mais do que dobra o acesso de caminhões ao Porto de Santos. Além de fortalecer o turismo, a obra será essencial para acompanhar o crescimento previsto do maior porto do Brasil, garantindo mais fluidez e eficiência para o transporte de cargas e mais conforto para os motoristas que utilizam o sistema.”
A concessionária responsável trabalha na elaboração do projeto funcional e, posteriormente, desenvolverá os projetos básico e executivo, que definirão os detalhes técnicos, prazos e custos. Em paralelo, está em andamento o processo de licenciamento ambiental, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
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Fonte: Agência SP